Edição 2014/2015 do WDA Edição 2012/2013 do WDA | WDA InternacionalPágina no Facebook WDA | Evento no Facebook 7 de Novembro de 2012

WDA 2013/2014
wda

Os World Days of Action, visam dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade.Este ano Portugal vai aderir às duas datas do World Days of Action (WDA: – 4 a 8 de novembro de 2013 (data de referência 7 de novembro) e/ou- 21 a 25 de Abril de 2014 (data de referência 22 de Abril– Dia da Terra).

Para participar basta que se inscreva (se ainda não está) na página internacional, e nos relate a atividade desenvolvida ou a desenvolver, colocando um “post” de preferência em inglês em http://www.eco-schools.org/wda/.

Prémio de participação: cheque Staples no valor de 100€ a sortear entre os professores coordenadores que realizaram o WDA (5 na 1ª data; 5 na 2ª data)

O que fazer no WDA? Várias sugestões

A ideia é dar a aconhecer as várias ações e projetos que as Eco-Escolas realizam no seu dia-adia em especial os que tem mais intervenção na comunidade escolar e/ ou envolvente

• comunicar com outra(s) escola(s) do concelho…
  • realizar uma ação se possível na comunidade (ex: ação de sensibilização; ação de limpeza, partilha intergeracional) ou apenas dar eco de uma atividade Eco-Escolas (ex: cuidar da horta; realizar um pic-nic; percurso pedestre)
  • recolher sugestões sobre formas de incrementar a mobilidade sustentável na escola e na região
  • criar na escola um “painel de compromissos”staples_logo-300x189
  • motivar para que todos se vistam de verde nesse dia
  • hastear a bandeira Eco-Escolas
  • partilhar – o que pretendem fazer e, posteriormente, o resultado da ação, publicando fotografia(s) vídeo e um pequeno texto em inglês ou
    português e inglês http://www.eco-schools.org/wda/

Uma sugestão: “Eco-escolas em Movimento”

• Alertar para aspetos da mobilidade sustentável
  • Pôr em contacto as Eco-Escolas do mesmo concelho
  • Passagem de testemunho entre Eco-Escolas do concelho, de forma sustentável ( estafetas:a pé , a correr, de bicicleta… etc.)
  • uma bandeira e um pergaminho com sugestões
  • A última escola fará a entrega no município

Uma sugestão vinda da Escócia- Realizar “one planet pic-nic”

Trata-se de um desafio das eco-Escolas da Escócia que lançaram a ideia de alargar o projeto envolvendo outros países.

OBJETIVOS DA AÇÃO

• Realizar um picnic sustentável. De produtos preferencialmente biológicos, locais, da época; picnc sem resíduos ou com a sua minimização
  • Partilhar as receitas regionais

What makes a picnic a One Planet Picnic?

Food that is good for you and also good for the planet.  That means: Picnic ingredients should include seasonal, local, organic, or ethical produce Picnic should reduce packaging and food waste.

Have a look at the pages of the Food and the Environment topic for more information and celebrate the harvest, taste some good Scottish food and enjoy experiencing sustainable food choices.