Guilherme Stephens: 20 Anos Eco-Escolas

Comemoram-se em 2016 os 20 anos da implementação em Portugal do Programa Eco-Escolas. A Guilherme Stephens é uma das escolas pioneiras a nível nacional na dinamização do projeto, encontrando-se entre os cinco estabelecimentos de ensino do país, num universo de 1.300, que se assumem como Eco-Escola desde 1997, ininterruptamente.

Dezenas de alunos e professores presenciaram, na passada segunda feira, 11 de janeiro, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, junto à entrada da Guilherme Stephens. Integrada na “Rota dos 20”, a iniciativa, promovida pela Associação da Bandeira Azul, contou com o apoio do Município.

Na ocasião, a professora coordenadora do projeto, Célia Soeima, realçou o orgulho de toda a comunidade educativa pela dinamização do projeto, frisando que a Guilherme Stephens “continuará a promover valores de cidadania e atividades de consciencialização da responsabilidade ecológica junto dos alunos para que se desenvolvam enquanto pessoas atentas e responsáveis em relação ao meio que as rodeia” e “capazes de pensar nas gerações vindouras, no sentido de que a nossa pegada ecológica deva, cada vez mais, ter menor impacto”.

No âmbito destas comemorações e subordinada à temática da “Mobilidade Sustentável” estão a circular entre as Eco-Escolas do concelho três testemunhos. São eles um pergaminho, em que as escolas podem registar uma sugestão para o Município melhorar a mobilidade em torno da escola e um compromisso assumido pela escola; uma bandeira, que deve ser assinada pelos coordenadores de cada escola, para simbolizar o compromisso com o Programa Eco-Escolas; e um livro da escola, onde devem ser registadas as respostas dos alunos à questão “O que é ser uma Eco-Escola?”. Ò Testemunhos chegam de patins… A Escola Pátio da Inês recebeu, no passado dia 8, dos alunos da Secundária Pinhal do Rei a bandeira do programa Eco-Escolas, um pergaminho com propostas e ainda um livro onde cada escola envolvida no programa está a registar as suas atividades e compromissos para com o planeta. Os alunos da Pinhal do Rei foram recebidos com uma atuação do Coro EPI do Pátio da Inês e participaram num peddy-paper sobre o tema da mobilidade sustentável.

Na manhã da última segunda feira, os alunos entregaram os materiais na Escola Guilherme Stephens, até onde se deslocaram recorrendo apenas a meios de transporte sustentáveis: patins, bicicleta, trotinete, skate, marcha e corrida. O grupo de alunos e colaboradores foi acompanhado por um carro elétrico cedido pela Bomcar para esta iniciativa.

Noticia Original em Jornal da Marinha Grande – 14/01/2016