Quem Somos

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Síntese em .pdf [última atualização set 2018]

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

Condições de Participação:

O programa pode ser adotado por qualquer escola, desde que se inscreva e que siga a sua metodologia.

  • Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa, em qualquer das suas fases;
  • Concordância de adesão ao programa por parte do/a diretor/presidente da escola;
  • Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.
Para Receber a Bandeira Verde:

A escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos:

  1. Conselho Eco-Escolas,
  2. Auditoria Ambiental,
  3. Plano de Ação,
  4. Trabalho Curricular,
  5. Monitorização e Avaliação,
  6. Envolvimento da Comunidade
  7. Eco-Código.
  • Concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação;
  • Realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2023-24: espaços exteriores e geodiversidade).

O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projetos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

Comissão Nacional

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Acede ao site internacional do programa Eco-Escolas aqui

Principais Parceiros Eco-Escolas

Outros Parceiros

Apoiam ainda:

PERGUNTAS FREQUENTES

UTILIZADOR DA PLATAFORMA: COMO INSCREVER A ESCOLA NO PROGRAMA ECO-ESCOLAS?

Novo Coordenador e Nova Escola

Sobre o acesso à plataforma cada novo coordenador deve preencher

  • perfil de professor
  • perfil da escola
  • inscrição da escola no ano letivo corrente

Os vários passos vão sendo aprovados por nós até aparecer a verde na lista
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=login

Novo Coordenador e já Eco-Escola

Sobre o acesso à plataforma cada novo coordenador deve preencher

  • perfil de professor
  • associa-se à escola onde se quer inscrever
  • inscreve a escola no ano letivo corrente

Os vários passos vão sendo aprovados por nós até aparecer a verde na lista
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=login

Já Coordenador e Já Eco-Escola
  • entre com o seu login e password (se esqueceu a sua palavra-passe contacte-nos para ecoescolas@abaae.pt)
  • inscreva a escola no ano letivo corrente

A inscrição é aprovada por nós quando aparecer a verde na lista
https://ecoescolas.abaae.pt/plataforma/index.php?p=login

PODEMOS CONJUGAR O ECO-ESCOLAS COM OUTROS PROGRAMAS?

Claro que sim. O programa Eco-Escolas pode articular-se e facilitar o desenvolvimento de outros programas na escola, podendo e devendo sempre articular as suas actividades com eles. Ex.: Área-escola, projetos da APA, do projetos do Ciência Viva, Projetos de Prevenção de Saúde, Projetos de Inovação e Empreendedorismo; Projetos de Educação do Consumidor; Projetos de Intercâmbio; etc.

PODEMOS TRATAR APENAS UM DOS TEMAS PROPOSTOS?

Uma escola que pretenda candidatar-se ao galardão deve no seu plano de ação abordar os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e o tema do ano. No ano letivo 2022-23 os temas do ano são: ESPAÇOS EXTERIORES E BIODIVERSIDADE: Preservar e Regenerar.

Para além destas áreas temáticas que devem ser trabalhadas, caso a escola se pretenda candidatar à Bandeira Verde, poderão ainda integrar no seu plano de ação outros temas Eco-Escolas (Alimentação Saudável e Sustentável, Geodiversidade, Ruído, Transportes/Mobilidade Sustentável, Mar, Agricultura Biológica, Alterações Climáticas) ou ainda temas que embora não sejam ainda declaradamente Eco-Escolas, contribuam para a sustentabilidade, exemplo Vida Saudável.

O GALARDÃO É PERMANENTE?

O Galardão é atribuído anualmente. A Bandeira Verde refere-se à data em que foi atribuído o Galardão à escola.
O trabalho de educação ambiental deve ser continuado pelo que a sua renovação deve ser promovida, através da continuidade do programa com eventuais inovações temáticas.

EXISTE ALGUM CUSTO ASSOCIADO AO PROGRAMA ECO-ESCOLAS

O valor de inscrição no Programa Eco-Escolas é: 80 euros.

PORQUÊ UM VALOR DE INSCRIÇÃO?

O valor da inscrição visa ajudar a custear uma parte do trabalho e materiais inerentes ao funcionamento, gestão e atividades do Programa Eco-Escolas (ex: atendimento, formação, bandeiras, certificados, materiais diversos, ações no terreno, etc.), e ainda o valor que a ABAE enquanto coordenadora nacional tem que pagar à Foundation for Environmental Education (que coordena  Eco-Schools a nível internacional em 74 países) por cada Eco-Escola em Portugal.
Uma vez que a ABAE, enquanto Organização Não Governamental de Ambiente não consegue, sozinha, financiar tudo isto, a quota de inscrição e alguns apoios e parcerias (cada vez mais escassos) são fundamentais para permitir a sustentabilidade financeira e continuidade do Programa Eco-Escolas.


Até há alguns anos atrás, o valor da inscrição tinha sido apenas solicitado aos municípios, no caso das escolas públicas, ou à direção da escola, no caso das escolas privadas. No entanto, a circunstância de alguns municípios levantarem dificuldades na concretização deste compromisso, obrigou-nos a criar regras mais claras, por forma a poder assegurar a continuidade do Programa.

É um facto que a grande maioria dos municípios tem, até hoje, vindo a assumir o valor de inscrição das suas escolas, por considerarem a importância de ter “escolas reconhecidas como Eco-Escola” nos seus concelhos. São nestes casos claramente assumidos como municípios-parceiros com os inerentes direitos e deveres. No entanto, quando tal não acontece, as escolas têm vindo a encontrar formas de realizar a sua inscrição, recorrendo a outros meios de financiamento. Ex: Associações de Pais, Juntas de Freguesia – nestes casos poderá aparecer no certificado da escola este apoio…; ou então autonomamente dinamizando iniciativas para angariação de fundos (como feiras, leilões, cabazes…), envolvendo desta forma a comunidade escolar na responsabilidade e compromisso de participação no Eco-Escolas.

HÁ APOIO ECONÓMICO AO PROGRAMA?

Não diretamente às escolas…

O apoio da ABAE enquanto ONG, que opera o Programa em Portugal consiste fundamentalmente em apoiar em termos de formação e acompanhamento, estabelecer contatos e realizar ações que facilitem a implementação do programa e reconhecer o trabalho desenvolvido, através da atribuição do Galardão e de outros prémios simbólicos à escola, professores e alunos envolvidos. O apoio financeiro que as escolas considerem necessário para a implementação do programa deverá ser procurado de forma autónoma. Mas podemos criar sinergias:

Com as autarquias: As autarquias devem ser solicitadas para coisas concretas (ex.: colocação de um vidrão, oferta de plantas ou terra para o jardim; transporte para uma visita de estudo, etc. ). A ABAE pode, quando solicitada, contatar a autarquia no sentido de testemunhar a importância desse tipo de ações solicitadas pelas escolas para a implementação do Programa Eco-Escolas.

Com as entidades da Comissão Nacional: As entidades públicas ligadas ao Direção-Geral da Educação (DGE) ou Ambiente (APA) poderão ser potenciais financiadoras de uma parte do programa, desde que sejam apresentadas as candidaturas respetivas.

HÁ APOIO PARA AS DESLOCAÇÕES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES?

As Ações e Eventos organizados pela ABAE em que as escolas são convidadas a participar são custeadas pela ABAE, através de fundos conseguidos para o patrocínio do programa. As despesas de deslocação ficam a cargo das escolas que deverão pedir a colaboração das respetivas autarquias (no caso do transporte de alunos).
Quanto às deslocações dos professores, a solução deverá ser encontrada aplicando o princípio da autonomia das escolas. A Direção da Escola que se envolveu na inscrição do programa deverá procurar facilitar a participação dos seus docentes para beneficio do projeto Escola.
Os professores encontram-se em formação para utilidade de um Projeto Escola. Deve ainda ter-se em consideração a importância do investimento pessoal do docente, considerando por exemplo que algumas ações entram na categoria de formação creditada.

NÃO FUI / NÃO POSSO IR À ENTREGA DO GALARDÃO, COMO RECEBO A BANDEIRA VERDE?

Caso não seja possível a escola estar presente na cerimónia de entrega do galardão a bandeira e certificados serão entregues à escola através do município, ou poderão ser enviados diretamente para escola caso a mesma assim o solicite. Neste caso, os custos de envio serão cobrados à escola.

 

DEVEMOS INSCREVER O AGRUPAMENTO OU CADA UM DOS ESTABELECIMENTOS?

O programa Eco-Escolas está sempre alocado a um estabelecimento de ensino, até porque um dos objetivos é melhorar a gestão ambiental da escola e interagir com a comunidade. Independentemente de ele estar ou não agrupado em termos organizacionais, isto decorre da lógica metodológica da sua implementação: as decisões devem ser tomadas de “baixo para cima” e não o inverso; as comunidades escolares de cada estabelecimento têm caraterísticas diferentes, quer em termos de espaços, quer em termos de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.

Logo, respondendo diretamente à pergunta “Devemos inscrever o agrupamento ou cada um dos estabelecimentos?”

  • a inscrição é sempre por estabelecimento.
  • uma inscrição de agrupamento pode ser feita mas estará sempre alocada à escola sede funcionando as outras escolas como a sua comunidade escolar.

Idealmente deveriam existir tantas inscrições como estabelecimentos, no sentido de se tornar um Eco-Agrupamento. Mas isso exige naturalmente que em cada estabelecimento exista uma coordenação, um conselho Eco-Escolas, um plano de ação, e devem programar-se atividades comuns a todas as escolas mas isso é apenas uma parte do plano de ação.
O procedimento habitual é inicialmente a sede do agrupamento inscrever-se no Programa e ao longo dos anos as escolas que integram o agrupamento irem ganhando competência para apresentarem as suas candidaturas.
Mas é sempre uma opção vossa.
Se pretenderem manter uma inscrição, para nós significa a inscrição da escola sede o que não impede naturalmente que trabalhem com a vossa comunidade escolar.

Nota: quando inscrevem a sede do agrupamento têm direito a apenas uma bandeira.

O QUE É UM ECO-AGRUPAMENTO?

O conceito de Eco-Agrupamento pressupõe que TODAS as escolas de um agrupamento sejam Eco-Escolas, e tem a partir de 2015 um certificado próprio. Assim, são distinguidos os agrupamentos, que tenham no mínimo duas escolas inseridas.

Pressupõe que a sede tem a capacidade de descentralizar e autonomizar saberes e práticas e tornar as escolas da sua rede também Eco-Escolas. Será uma fase mais desenvolvida do Programa e mais próximo dos seus objetivos de desenvolver a capacidade critica e interventiva das crianças e jovens, o que só é possível quando eles se “apropriam” do Programa, através de estratégias “bottom-up” que poderão vir realmente a mudar comportamentos. (ver critérios de qualidade no Programa Eco-Escolas).

Claramente é aconselhável a partilha, troca de saberes e trabalho em grupo, entre os docentes de um mesmo agrupamento (e não só…). Mas cada escola tem os seus alunos, os seus encarregados de educação e a sua realidade próxima, pelo que as ações, embora possam ser algumas planeadas conjuntamente, tem necessariamente de ter especificidades se o Programa for bem trabalhado.

COMO FUNCIONA A PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS?

Existem projetos/desafios/concursos de dois tipos:

A implementação e divulgação de projetos/desafios/concursos pela coordenação Eco-Escolas | ABAE, visa dotar as escolas de “ferramentas” e sugestões para implementação do seu programa de ação, em diversas áreas temáticas (resíduos, biodiversidade, mobilidade…). Dado estarem muitas vezes associados à atribuição de prémios, pretende ainda dotar as escolas de mais recursos/equipamentos, para além de reconhecer e premiar o empenho dos participantes.

No entanto a participação deve ser uma opção da escola, mais especificamente do Conselho Eco-Escolas e coordenador(es), sendo as escolas livres de optar por participarem em vários, todos ou nenhuns dos desafios propostos.

ESCOLA INSCRITA OU ESCOLA INTERESSADA?

Quando a escola (ou o parceiro que a apoia ex. município, junta de freguesia…), não se compromete ao pagamento da inscrição anual no Programa Eco-Escolas a inscrição não poderá ser validada, sendo a escola apenas considerada como “interessada”. O não pagamento da quota de inscrição por parte da escola “INTERESSADA” poderá entre outros aspetos vir a condicionar a atribuição de materiais diversos inerentes aos Programa (nomeadamente a bandeira, certificados, etc) ou a participação em algumas das atividades e/ou desafios anuais.

A “ESCOLA INTERESSADA mas NÃO INSCRITA”, não deixará no entanto de ser acompanhada sempre que nos solicite e de integrar a rede de informação do Programa Eco-Escolas, sendo convidada a, da mesma forma, implementar os 7 passos inerentes a uma Eco-Escola.