Seminário Nacional Eco-Escolas 2023 | Workshops

Ecossistemas e a Sua Biodiversidade
Diogo Gomes e Cheila Alves, Jardim Zoológico de Lisboa

Numa viagem pelo Mundo, convidamo-lo a descobrir alguns dos ecossistemas mais fascinantes do planeta. Vamos ficar a conhecer a biodiversidade animal e vegetal de cada ecossistema, as principais ameaças de alguns deles e de que forma o Jardim Zoológico contribui a conservação das espécies neles inseridas. Este é um workshop teórico-prático, que foi pensado numa perspetiva de descoberta dinâmica e participativa, de modo a facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos.

 

Valorizar a Flora Espontânea
Fernanda Botelho

Reconhecer, Identificar e valorizar a nossa flora espontânea. Seus usos medicinais, culinários e hortícolas. Qual o seu papel nos ecossistemas, na vida da escola, das hortas e jardins na comunidade e no planeta.

Repensar o conceito de ervas daninhas.

O que é verdadeiramente daninho?

A ideia de que humanos e plantas ocupam espaços diferentes — que têm naturezas diferentes — é a verdadeira ideia daninha. É esta ideia que está por trás das práticas que danificam e desrespeitam o nosso meio ambiente, que ofendem o legado da vida no nosso planeta.

Teimando em reverdecer, as plantas silvestres são guardiãs da diversidade.

Conhecendo os vizinhos, passamos a olhar para a nossa rua de outra maneira. Tal como atraem insetos polinizadores e outros animais, estas plantas convidam-nos a entrar no terreno baldio e repensar o lugar que ocupamos no ecossistema. Elas alertam-nos contra as práticas nocivas das monoculturas dependentes do uso de herbicidas e avisam-nos: a diversidade é a nossa maior riqueza.

 Como dar vida às paredes – Pintura mural é mais fácil do que parece
Tiago Hacke, Artista Plástico

Workshop de pintura mural com técnicas simplificadas, para obter resultados de pintura realistas, mesmo sem saber desenhar ou pintar.

Vamos aprender um método de mistura das cores primárias, mais preto e branco, em que se cria a forma através da cor, podendo dar erros e aproveitando os mesmos para pintura final.

Vamos seguir imagens de referência de peixes, vamos tentar perceber como traduzir uma imagem real utilizando poucas cores e pintá-la sem medos, por tentativas até acertar no efeito desejado.Esta técnica permite chegar a resultados impressionantes sem necessitar de ter experiência artística. pode se corrigir os erros com rapidez e sem estragar a pintura.

No final teremos um muro pintado com o fundo subaquático e peixes pintados pelos participantes com a ajuda do instrutor.Este método de pintura pode depois ser replicado e ensinado aos alunos para projetos futuros, dando uma relativa autonomia a quem a aprende. 

Não negue à partida uma ciência que desconhece, a pintura mural é mais fácil do que parece.

O GEO Lab – Complemento na aprendizagem da geologia
José Manuel Silva, DRAAC Madeira

GEO significa Terra e serviu de inspiração para batizar o projeto de GEO Lab – Laboratório Móvel Ciências da Terra, o laboratório ambulante que permite desvendar alguns segredos da Terra e muitas das curiosidades dos alunos.

O GEO Lab ministra, junto das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) um conjunto de atividades práticas, criteriosamente escolhidas, tendo em conta os níveis de ensino, sobre a geologia do arquipélago da Madeira, incluindo a geomorfologia, a petrografia, a mineralogia, hidrogeologia a e a sismicidade.

Nesta workshop será conhecida a dinâmica deste laboratório móvel e trabalhar-se-á a qualidade da água da torneira para consumo humano.

 Aprendendo sobre economia circular
Rosário Costa, UHU 

Realização de peças criativas utilizando a cola da linha UHU Re-Nature (linha eco sem solventes) e recorrendo à técnica de Collage (composição, de imagens, frases, etc. através da colagem de diversos tipos de materiais, com texturas diferentes, formando um motivo ou uma nova imagem).

 

Oficina de Ilustração – Super Eco-Lápis
António Rosa, Faber-Castell

Neste workshop serão abordados os seguintes tópicos:

  • Programa de Sustentabilidade da Faber-Castell
  • O ciclo de vida do Ecolápis
  • Apresentação do Desafio “Super Eco-lápis” promovido pela ABAE e a Faber-Castell
  • Oficina de Ilustração: demonstração de técnicas e materiais possíveis de utilizar no Desafio “Super Eco-Lápis”

À Descoberta da Biodiversidade da Minha Escola
José Janela, Quercus

A Biodiversidade é um termo que está cada vez mais na ordem do dia. A Biodiversidade está cada vez mais ameaçada. Para a defender é necessário conhecê-la. Conhecer a biodiversidade e ajudar a dar a conhecê-la é uma tarefa que os professores têm em mãos e que não é apenas uma tarefa dos professores de Biologia ou de Ciências Naturais, mas é parte da Educação Ambiental que é uma das áreas obrigatórias de Educação para a Cidadania, comum a todos os docentes, de todos os níveis de ensino e que também pode ser trabalhada em projetos como a «Biodiversidade da Minha Escola».

As aplicações para identificação de espécies podem ser um instrumento didático na exploração da biodiversidade existente na escola e no meio envolvente.

Receitas para Fertilizar o Solo
Carlo Ballis

Neste workshop, o formador Carlo Ballis, irá partilhar alguns segredos para ter e manter uma horta saudável, e assim contribuir para o sucesso das hortas escolares.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Receitas caseiras para combater pragas
  • Receitas de fertilizantes líquidos/ chorumes
  • Produtos caseiros para fertilizar o solo
  • Dicas para a compostagem

Plantas Invasores: Identificação, mapeamento e controlo
Ana Nunes e Jael Palhas, Invasoras.pt

O workshop terá como finalidade aprender a identificar algumas das principais plantas exóticas invasoras em Portugal, tanto plantas terrestres como aquáticas. Irá iniciar com uma introdução teórica ao tema, passando pelos conceitos, impactes e legislação associada às espécies invasoras. Após a parte teórica, será desenvolvida uma pequena parte prática, que consiste na identificação de plantas utilizando chaves ilustradas e fichas de espécies.

Água, valorizar para a Sustentabilidade
Miguel Ferreira e Lisete Oliveira, Águas do Centro Litoral

AdCL, entidade gestora do Ciclo Urbano da Água, encontra-se presente em 30 municípios do Centro Litoral, tendo presente no seu core business o compromisso com a valorização ambiental. Através de um workshop subordinado à educação Ambiental, vamos criar o ambiente perfeito para que a comunidade conheça detalhadamente o modo de funcionamento de uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais, evidenciando um trabalho quase que invisível ao olhar da comunidade e que em muito contribui para a valorização do bem-estar, a saúde pública das populações e a proteção do ambiente.