Semana Eco-Escolas 2021 | Workshops

Lanches Saudáveis para Crianças Saudáveis
Bárbara Oliveira

O workshop Lanches saudáveis para crianças saudáveis tem como objetivo ensinar que é possível fazermos receitas saudáveis, saborosas e fáceis de serem elaboradas no dia-a-dia de pais atarefados e que querem dar o melhor aos seus filhos. Vamos aprender como ser mais saudável através da alimentação!

O que vamos fazer:

Parfait de Maçã

• Iogurte
    • Maçãs
    • Nozes
    • Aveia
    • Manteiga de amendoim

Mini-pizzas de Beringela

• Beringela
    • Mini tomates cherry’s
    • Queijo ralado mozzarella light

Mini Snickers

•  Flocos de Aveia
    • Manteiga de amendoim
    • Tâmaras
    • Chocolate

Panquecas de Iogurte

• Farinha de Aveia
    • Iogurte
    • Ovo

Transforme a casca da banana em adubo com a ajuda das minhocas!
Carolina Bianchi

Sempre escutamos a frase ‘jogue o lixo no lixo’, e ao longo dos anos fomos aprendendo a separar os vidros, os metais, os plásticos, o papel e até os orgânicos em caixotes distintos. Mas por que é que devemos separar os biorresíduos e o que é que podemos fazer com eles?

Neste workshop a Mudatuga vai esclarecer brevemente os impactos dos biorresíduos depositados em aterros sanitários e ensinar como fazer e utilizar um pequeno vermicompostor, para incentivar as crianças e os jovens a adotarem essa prática na escola e em suas casas.

Materiais sugeridos para atividade prática:
(não precisam tê-lo no momento da oficina, podem fazer o compostor depois)

• 1 garrafa plástica de 2 litros
  • 1 punhado de terra (+- 1 copo ou 300 gramas)
  • 1 punhado de casca de frutas (+- 1 copo ou 300 gramas)
  • 1 saco de folhas/ relva seca (cor castanha)
  • 1 tesoura
  • 1 pedaço de tecido
  • 1 elástico ou cordão
  • Opcional: 1 porção de minhocas californianas vermelhas (E. andrei ou E. fetida)

Praia Local, Lixo Global
Catarina Gonçalves

Sessão que tem como objetivo fornecer informação prática sobre monitorização do lixo em praias (ou outros locais quando devidamente adaptado). E que pretende transmitir a importância de aperceber a origem, o impacto e formas de prevenir o aparecimento dos resíduos que são encontrados em praias. Mais do que limpar é necessário entender como surge!

De uma forma prática com ajuda dos materiais necessários para a realização da ação explicam-se todas as fases da atividade:

Preparação: definição do local data e autorizações necessárias (Marinha, Município), duração, verificação da tabela de marés, etc).
Enquadramento: tipo de explicação da ação aos participantes antes da ação.
Recursos: materiais necessários (tipos de sacos, luvas, vestuário) ficha de campo/lista de items a serem contabilizados.

Apresentação de Recursos pedagógicos que ajudam a trabalhar este assunto em sala de aula.

Ervas espontâneas comestíveis
Fernanda Botelho

Afinal o que são ervas daninhas? São ervas que ainda não descobrimos para que servem.

Muitas dessas plantas são medicinais, outras são comestíveis e TODAS tem um papel fundamental na vida dos insetos polinizadores, atraem abelhas, borboletas, joaninhas e muitos outros auxiliares das nossas hortas. Vamos todos juntos mudar o paradigma das “infestantes” em meio urbano e rural. Lisboa já começou a deixar crescer ervas na cidade. Para que os munícipes não vejam esta importante atitude ecológica como desleixo é urgente que se realize paralelamente uma campanha de esclarecimento junto dos mesmos.

Neste workshop iremos conhecer algumas dessas plantas e o papel que desempenham na nossa saúde, na saúde das nossas hortas e no futuro do planeta.

Desafio Invasoras – identificação, mapeamento e outros desafios de ciência-cidadã com plantas invasoras
Elizabete Marchante

Neste workshop serão apresentados os Desafios INVASORAS.PT que incluem 1) Mapeamento, 2) Fenologia, 3) Detecção-precoce, 4) Divulgação e 5) Ação de controlo de plantas invasoras. Será ainda apresentado um desafio que envolve o controlo biológico da acácia-de-espigas. Além dos próprios desafios será também feita uma breve introdução ao tema e será abordada a identificação de plantas invasoras, uma vez que para participar nestes desafios é essencial a identificação e reconhecimento das espécies.

Saberes e Sabores da Dieta Mediterrânica
Rita Roldão

Vamos falar da Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, o seu Conceito, as competências e conhecimentos associados, práticas e tradições, culturas e colheitas, a pesca, os ingredientes principais, as técnicas culinárias, a sazonalidade, os benefícios para a saúde humana e para o ambiente e sugestões de actividades para desenvolver nas escolas sobre esta temática.

Vamos Conhecer as Aves à Nossa Volta?
Teresa Oliveira e Paula Lopes

As aves têm um papel importante na regeneração da biodiversidade e portanto na preservação dos ecossistemas, já que atuam como polinizadores, facilitam o controle de pragas e são ainda bioindicadoras, pela sensibilidade que muitas espécies revelam face a alterações do seu habitat.

Nesta sessão, vamos explorar alguns aspetos que facilitam a observação e identificação de espécies e quais as mais comuns em ambientes arborizados, incluindo jardins urbanos. Vamos ainda dar alguns exemplos de como podemos contribuir para a promoção da biodiversidade e, ao mesmo tempo, atrair algumas aves para os nossos quintais ou varandas, de forma a observá-las mais de perto, nomeadamente instalando caixas-ninho e comedouros.

Dicas para Compostagem e Consociações
Carlo Ballis

Este worshop pretende elucidar sobre a compostagem. Será explicada a sua utilidade, mencionados os procedimentos para obter composto e serão ainda sugeridas algumas técnicas para construção de um compostor de forma caseira.

Será ainda abordada a temática das consociações entre plantas. Qual a sua importância e utilidade  e de que forma podemos consociar as diferentes espécies.

Comissão Nacional

Parceiros em Projetos Ano Letivo 2020/2021

Apoiam o Projeto "O Mar Começa Aqui"