Rosa Doran
Email: rosa.doran@nuclio.pt
Formação:

• Física- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mestrado em Altas Energia em Gravitação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sob o Tema: ““Buracos Negros de Schwarzschild e suas aplicações Cosmológicas”.
  • Doutoramento no Ensino das Ciências na Universidade de Coimbra (em curso): “Black Holes in my School”.

ACTIVIDADES PROFISSIONAIS

Minhas actividades profissionais no período de 1979 a 1992 estiveram relacionadas com a indústria, no que diz respeito as áreas administrativa e financeira. Desde 1992 tenho me dedicado à investigação, divulgação científica e ensino nas áreas de Astronomia, Relatividade e Cosmologia. As actividades de divulgação são desenvolvidas em colaboração com o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia (http://nuclio.org), associação da qual sou membro fundadora e Presidente do Conselho Executivo. Faço também parte da Comissão Instaladora do projecto Global Hands-on Universe (www.globalhou.net) cuja associação internacional nasceu em Portugal em 2008. Alguns programas e projetos em que estou correntemente envolvida:
– Chair do Galileo Teacher Training Program – um dos maiores programas em educação em astronomia a nível global (endossado pela UNESCO/IAU/IYA2009/9 – www.galileoteachers.org
– vice-chair do painel para a educação da COSPAR (Committee on Space Research)
– Projetos financiados pela União Europeia já finalizados: Open Discovery Space, Inspiring Science Education. Go-lab, European Hands-on Universe,
– Projetos financiados pela União Europeia em curso: Stories of Tomorrow, Next-Lab, OSOS, PLATON, IDiverSE, Digital Schools of Europe, Space Awareness
– Outros Projetos Internacionais: eGTTP, eScience Café, International Astronomical Search Collaboration, Dark Skies Rangers, Astronomers without borders, Universe Awareness, Portuguese Language Office of Astronomy for Development.