Sítios de interesse

Agência Portuguesa do Ambiente – APA
A APA exerce as funções de Autoridade Nacional da Água e de Autoridade Nacional de Segurança de Barragens.
Consultar site

Museu da Água
O Museu da Água, tutelado pela EPAL, SA – Empresa Portuguesa das Águas Livres, é composto por quatro espaços dispersos pela cidade de Lisboa, todos eles constituídos por edifícios relacionados com o abastecimento da água à cidade de Lisboa, datados dos séculos XVIII e XIX: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
Consultar site

Portal da Água
Plataforma de Educação Ambiental promovida pela Águas do Douro e Paiva (AdDP).
Consultar site

Sítios de Interesse

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) é o órgão da Administração Pública Portuguesa que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.
Consultar site

A ADENE é uma instituição privada de utilidade pública que tem vindo a conquistar competências e responsabilidades que reforçam o seu papel de agente mobilizador para a sustentabilidade energética nacional.
Consultar site

A APISOLAR – Associação Portuguesa da Indústria Solar existe em prol da Defesa, Desenvolvimento e Promoção da Energia Solar Fotovoltaica e Térmica, quer sejam Industriais Fabricantes, Importadores. Exportadores, Grossistas, Retalhistas de Componentes e Acessórios, Projectistas, Instaladores, etc.
Consultar site

O Portal das Energias Renováveis é um portal sobre as energias renováveis, com notícias e entrevistas, links e informações.
Consultar site

O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line que pretende orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos consumidores de energia, que utilizamos diariamente: electrodomésticos, lâmpadas, equipamento de escritório e ainda automóveis.
Consultar site

Sítios de interesse

Agência Portuguesa do Ambiente – APA
O Planeamento e Gestão de Resíduos, englobando todas as tipologias de resíduos e as diversas origens, constituem o objectivo das políticas neste domínio do Ambiente, assumindo ainda papel de relevo de carácter transversal pela incidência na Preservação dos Recursos Naturais, e em outras Estratégias Ambientais.
Consultar site

Portal NetResíduos
O objetivo deste Portal consiste não só em contribuir para a sensibilização e o conhecimento relativamente à problemática dos resíduos, mas também disponibilizar meios para melhorar a sua gestão e promover contactos a todos os níveis possíveis.
Consultar site

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram : Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Consultar site

Tetra Pak – Ambiente
Reportamos os nossos progressos ambientais com base nos nossos objectivos globais e nos indicadores de performance.
Consultar site

Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde S.A. é uma entidade privada, sem fins lucrativos, constituída em Novembro de 1996, com a missão de promover a recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens, a nível nacional.
Consultar site

Documentos temáticos

Jogos didácticos

Lipor

Valorsul

Vídeos

The Story of Stuff

Recycle Now

Lixo Marinho

Sítios de interesse

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.
O ICNF tem por missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e da biodiversidade e a gestão das áreas protegidas, visando a valorização e o reconhecimento público do património natural.”
Consultar site

Naturlink
Tudo sobre Ambiente, biodiversidade, animais, plantas, ciência, emprego ambiental, turismo, biografias, investigação, ecologia,…
Consultar site

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), fundada em 1948, sendo a associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica.
Consultar site

HaBEas
A plataforma HABEaS – Hotspot Areas for Biodiversity and Ecosystem Services – é um espaço virtual que nasce de uma parceria universidade-empresa-ONG (ISA-CEABN, Faunalia e WWF) que é dirigida a profissionais que operam directa ou indirectamente nos sectores do capital natural, dando-lhes a possibilidade de explorar as novas dimensões e potencialidades geradas pela economia da biodiversidade e dos ecossistemas.
Consultar site

Sítios de interesse

Bandeira Azul
O programa Bandeira Azul tem por objetivo educar para a sustentabilidade da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre e incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza.
Consultar site

Kit do Mar
A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) é um gabinete técnico da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM), que participa na implementação da Estratégia Nacional para o Mar (ENM).
Consultar site

Associação Portuguesa do Lixo Marinho
A APLM tem por missão a defesa, conservação, e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos, costeiros, estuarinos e os associados a águas interiores; a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.
Consultar site

Portal do Mar
O projeto tem como principal objectivo a criação de um sítio da internet que disponibilize informação diversa sobre o Mar, desde informação técnica e legislativa até à divulgação de eventos.
Consultar site

Sítios de interesse

APA – Agência Portuguesa do Ambiente
A Agência Portuguesa do Ambiente desde 2007 que trabalha o tema de Ruído, tendo em conta o novo Regulamento Geral de Ruído estabelecido neste ano e monitorizando a situação nacional do ruído ambiente.
Consultar site

Comissão Europeia
Dada a problemática da poluição sonora que a Comissão Europeia desenvolveu uma directiva de ruído de maneira a combater a questão e a monitorizar a situação europeia.
Consultar Site (em inglês)

NOISE
Noise Observation and Information Service for Europe é um projeto desenvolvido pela Agência Europeia do Ambiente que serve como uma base de dados e de informação sobre a situação europeia de ruído ambiente contendo mapas de ruído, estimativas de exposição da população a ruído, etc.
Consultar site

Sítios de interesse

APA – Projeto Mobilidade Sustentável
A Agência Portuguesa do Ambiente desenvolveu em 2010 o Projeto Mobilidade Sustentável que teve por objectivo a elaboração/consolidação de Planos de Mobilidade Sustentável para 40 Municípios seleccionados visando a melhoria contínua das condições de deslocação, a diminuição dos impactes no ambiente, e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos. 
Consultar site

APVE – Associação Portuguesa do Veículo Elétrico
Associação que tem como missão a promoção de uma ampla utilização de veículos com propulsão eléctrica, (a Bateria, Híbrido e a Pilha de Combustível) integrada numa política de transportes e mobilidade sustentável.
Consultar Site

Movimento “Menos um Carro”
A ideia nasce na CARRIS e intui uma sinergia de esforços no sentido do alerta e da sensibilização para a mudança de atitudes e comportamentos no que respeita à realidade do tema. Foi assim criado um ponto de encontro online onde se pode aceder a toda a informação para conhecer o porquê da urgência de uma mudança e perceber quais os reais benefícios em optar por uma mobilidade mais sustentável, quer seja do ponto de vista ambiental, do social, como do económico.
Consultar site

Sítios de interesse

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
O ICNF, I. P. tem por missão propor, acompanhar e assegurar a execução das políticas de conservação da natureza e das florestas, visando a conservação, a utilização sustentável, a valorização, a fruição e o reconhecimento público do património natural, promovendo o desenvolvimento sustentável dos espaços florestais e dos recursos associados, fomentar a competitividade das fileiras florestais, assegurar a prevenção estrutural no quadro do planeamento e atuação concertadas no domínio da defesa da floresta e dos recursos cinegéticos e aquícolas das águas interiores e outros diretamente associados à floresta e às atividades silvícolas.
Consultar site

The Billion Tree Campaign
The Billion Tree Campaign was launched by UNEP and its partners on 8. November 2006 in Nairobi and handed over to the Plant-for-the-Planet Foundation on 7. December 2011 in Durban. During the first five years of the campaign, 12,585,293,312 trees were planted!
Consultar site

2015 – Ano Internacional dos Solos
O solo, a camada superficial da crosta terrestre, é o suporte da paisagem, das atividades humanas e de grande parte da vida na Terra. É constituído por partículas minerais, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos, formando um habitat de enorme biodiversidade e um reservatório de nutrientes. Um grama de solo em boas condições pode conter 600 milhões de bactérias de 20 mil espécies diferentes.
Consultar site

Forestis – associação florestal de portugal
Movimento associativo de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundado em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.
Consultar site

Ano Internacional das Florestas 2011
A floresta portuguesa é uma fonte de riqueza nacional que importa dar a conhecer aos portugueses. É fundamental que cada cidadão possa, por si mesmo, assumir-se como um exemplo ao nível da preservação e valorização do papel das florestas enquanto recurso fundamental para o bem-estar da humanidade.
Consultar site

Sítios de interesse

Geodiversidade – Região Autónoma da Madeira
O Governo Regional, atento questões da geodiversidade, aprovou em 2015, a “Estratégia de Conservação do Património Geológico da Região Autónoma da Madeira”. Trata-se de uma plataforma digital que pretende divulgar o património geológico regional, de lhe dar visibilidade e dimensão pública, permitindo afirmar todo o potencial dos seus geossítios – científico, didático e turístico
Consultar site

Programa Mundial Geoparques da UNESCO – Rede Portuguesa
Para além do reconhecimento popular da importância e singularidade do património geológico e de preocupações com a geoconservação, os Geoparques são para as pessoas e com as pessoas. Um Geoparque Mundial da UNESCO é um território que desenvolve o Geoturismo e tem um papel ativo no desenvolvimento económico da região, através da promoção de uma imagem relacionada com o Património Geológico.
Consultar site

Património Geológico de Portugal
Um inventário nacional do património geológico reúne os principais locais em Portugal (geossítios) onde ocorrem elementos da geodiversidade (minerais, fósseis, rochas, geoformas) com elevado valor científico.
O património geológico compreende as ocorrências naturais de elementos da geodiversidade – os geossítios – que possuem excepcional valor científico.
Consultar Site

Sítios de Interesse

Agrobio
Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, fundada em 1985, é uma instituição pioneira que protagoniza a divulgação da Agricultura Biológica em Portugal.

Consultar Site

Comissão Europeia – Desenvolvimento Rural e da Agricultura
Sob o departamento europeu de desenvolvimento rural e da agricultura a Comissão Europeia promova e certifica a agricultura biológica da União Europeia.
Consultar Site

Malva Silvestre
Um Blogue desenvolvido por Fernanda Botelho explora dos mais diversificados assuntos sempre relacionados com a natureza: Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares, Jardinagem, Ateliers, Cursos, Workshops, Passeios, Agricultura Biológica, Permacultura, Ecologia, Jardins nas Escolas, Jardins Botânicos, Livros, Sites interessantes…
Consultar Blogue

IFOAM
Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Biológica, fundada em 1972 esta organização é a única que envolve o mundo biológico a um nível internacional, tendo como objetivo unir a multitude de pessoas e entidades que contribuem mundialmente para a agricultura biológica.
Consultar Site (em Inglês)

Sítios de interesse

Alimentação Saudável e Sustentável
Site desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, no âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, no qual se encontra compilada alguma informação, documentos e sites sobre este tema.
Consultar Site

FAO  Portugal
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é uma organização intergovernamental.
Alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos de boa qualidade para que possam levar uma vida ativa e saudável é a essência das atividades da FAO. 
Consultar site

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável
Desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde este programa tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar as condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.  
Consultar site

Nutriadvisers
Nutriadvisers é um portal de nutrição desenvolvido para disseminar informação credível sobre nutrição a todas as pessoas.
Consultar site

Sítios de interesse

Agência Portuguesa do Ambiente – APA
As Alterações Climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade. Uma vez que as Alterações Climáticas constituem um problema global, as decisões no que respeita quer à mitigação quer à adaptação envolvem ações ou opções a todos os níveis da tomada de decisão, desde o nível mais local e da comunidade ao nível internacional, envolvendo todos os governos nacionais.
Consultar site

Comissão Europeia | Ação Climática
A Direção-Geral da Ação Climática (DG CLIMA) lidera os esforços da Comissão Europeia para lutar contra as alterações climáticas a nível da UE e a nível internacional.
Consultar site

Agência Europeia do Ambiente
A Agência Europeia do Ambiente (AEA) é uma agência da União Europeia. A missão consiste em fornecer informação consistente e independente sobre o ambiente. É uma importante fonte de informação para todos aqueles que, de alguma forma, participam no desenvolvimento, adoção, implementação e avaliação de políticas ambientais, bem como para o público em geral.

Consultar Site

Portal do Clima
O desenvolvimento do Portal do Clima foi um dos projetos resultantes das atividades do programa AdaPT. Este projeto vem assim contribuir para o aumento da consciencialização e educação em alterações climáticas.

Consultar Site

Sítios de interesse

A Maior Lição do Mundo
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados na Cimeira das Nações Unidas em setembro de 2015, são uma agenda ambiciosa, que deverá ser implementada por todos os países nos próximos 15 anos.
Consultar site

Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A missão da Aliança é sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do Setor Empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no plano nacional, não anulando a possibilidade de envolvimento em projetos internacionais, nomeadamente de países abrangidos pela Cooperação Portuguesa e Europeia.
Consultar site

UNRIC Portugal
O Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), sedeado em Bruxelas, presta informação sobre as actividades da ONU nos países da região, incluindo Portugal. Põe à disposição do público os principais relatórios da ONU, documentos, publicações, fichas informativas, comunicados de imprensa e notícias, em várias línguas, nomeadamente o português.
Consultar site

The Global Goals
Em 25 de setembro de 2015, 193 líderes mundiais comprometeram-se com 17 objetivos globais para alcançar 3 metas extraordinárias nos próximos 15 anos. Erradicar a pobreza extrema. Combater a desigualdade e a injustiça. Corrigir as mudanças climáticas.
Consultar site

Direção Geral de Educação
Anualmente, as entidades responsáveis pela iniciativa A Maior Lição do Mundo desafiam os Ministros da Educação a realizar nos seus países e no início do ano letivo, aulas abertas envolvendo alunos e professores na reflexão de temáticas ligadas aos ODS.
Consultar site

Teses realizadas sobre o Programa Eco-Escolas

Programa Eco-Escola: um contributo para a sua avaliação

de João Gomes – Universidade Aberta

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto da década: Discursos e Práticas no Ensino Básico

de Manuel Gomes - Universidade de Lisboa