Exposição “Os Suspeitos do Costume”

Descrição

A exposição Os Suspeitos do Costume é o resultado das várias campanhas de monitorização efectuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul. 

Durante essas ações é sempre notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

Assim, com esta exposição apresentamos os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida.

Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”,  ou seja por peças em PVC, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar. Estas peças devem ser colocadas junto à exposição ajudando a sensibilizar para o impacto dos resíduos.

Acompanham ainda a exposição folhetos com propostas de Boas Práticas, ou seja, recomendações de comportamentos diários que reduzam estes suspeitos do costume.

Requisição

A exposição pode ser requisitada no seguinte formulário de requisição.

Após a requisição ser aceite, a exposição pode ser levantada na sede da Associação, em Alcântara (Lisboa), sem qualquer custo associado. No caso de ser requisitado o envio, esse é feito à cobrança (valores indicados no formulário de requisição).

Materiais
  • 6 painéis com os resíduos mais comuns, os suspeito do costume;
  • 1 painel com itens mais invulgares (os mais insólitos);
  • 1 painel com os habitantes naturais das praias;
  • 1 painel com a apresentação da exposição;
  • 22 peças com a indicação do tempo de degradação dos resíduos.

Nota: os painéis têm as seguintes dimensões: 60cm x 45cm