Let it Grow – Alerta Invasoras

O Jardim Zoológico, em parceria com a Associação Bandeira Azul para a Europa (ABAE) – através do programa Eco-escolas, o portal BioDiversity4All e a Direção Geral de Educação (DGE) convidam todos os professores e alunos a participarem no concurso nacional para escolas “Let it Grow – Alerta Invasoras“.

Dirigido a alunos da educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e profissional, este concurso pretende promover a conservação da nossa biodiversidade local através de uma campanha de sensibilização dirigida a toda a comunidade, em especial, à comunidade onde estão inseridas.

As espécies invasoras são espécies exóticas, ou seja, são espécies de animais ou de plantas que não pertencem originalmente a um determinado local, mas que ali habitam. Ocorrem num território que não corresponde à sua área de distribuição natural.

Dizem-se invasoras por não coexistirem de forma equilibrada com as espécies locais – as espécies autóctones. Ocupam o território de forma excessiva, e utilizam recursos necessários à sobrevivência das espécies locais. Adaptam-se e estabelecem-se de forma agressiva em relação às já existentes num determinado local. Competem por espaço e alimento, e podem determinar o declínio rápido de muitas autóctones e o desequilíbrio dos ecossistemas. Assim, a proliferação destas espécies promove alterações ambientais profundas e, potencialmente, grandes prejuízos económicos.

Com o Let it Grow – Alerta Invasoras pretende-se realizar  uma campanha de sensibilização sobre as espécies exóticas introduzidas em Portugal, dirigida a toda a comunidade. Desta maneira convidam-se os professores a participar com os seus alunos e levá-los a aprender como controlar as espécies invasoras, salvaguardando a biodiversidade local.

Para Participar

O professor que manifestar a intenção de participar no concurso com os seus alunos, deve preencher uma Ficha de Inscrição online no site https://www.zoo.pt/.  O grupo de alunos deve igualmente inscrever-se na plataforma www.biodiversity4all.org com a mesma designação que utilizaram na Ficha de Inscrição e realizar observações de espécies que ocorram na sua região.

O Educador(a) ou Professor(a) responsável deve enviar ostrabalhos para o endereço de email: pedagogico@zoo.pt
Os trabalhos devem ser acompanhados por uma Ficha de Identificação do Trabalho bem como a Memória Descritiva.

Prazos
  • Período de inscrição: até 31 de Janeiro de 2018
  • Entrega de Trabalhos: até 30 de abril de 2018
  • Anúncio dos vencedores: no dia 25 de maio de 2018, é publicada a lista dos candidatos vencedores, no site do jardim zoológico. Será também feita notificação aos premiados, por e-mail, dirigida ao estabelecimento de ensino.

Consulte o enquadramento teórico e o regulamento.