O Concurso

Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeo “Partilhe as suas eco ações”, da Agência Europeia do Ambiente. O prazo para envio dos vídeos termina a 31 de março de 2018.

A iniciativa “I live Green” convida todos os cidadãos europeus a mostrar a sua criatividade e a partilhar as suas ações para ajudar o ambiente, através de vídeos curtos.
Os vencedores de cada categoria receberão um prémio de 1.000€ e o eleito pelo público receberá um prémio de 500€. A votação pública será realizada entre 1 e 31 de maio de 2018 e os vencedores serão anunciados a 5 de junho de 2018.

Algumas das nossas decisões diárias são esforços conscientes para vivermos num ambiente mais limpo e saudável: o que comemos e compramos, como nos movemos para o trabalho ou para a escola ou como aquecemos as nossas casas. As nossas escolhas, grandes e pequenas, têm impacte no ambiente e na nossa saúde.

Existem 4 temas a concurso:

1. Comida sustentável

A produção de alimentos requer recursos valiosos como a terra e a água. Todas as vezes que desperdiçamos alimentos também desperdiçamos esses recursos. Além disso, os pesticidas e os fertilizantes podem ter impacte sobre o solo e águas subterrâneas. O que faz para reduzir os impactes ambientais dos alimentos no prato?

1. Ar limpo

Muitos transportes utilizados na cadeia da atividade para a agricultura libertam poluentes no ar. No entanto, os nossos hábitos diários podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e aumentar a nossa própria saúde e qualidade de vida. Quais são as escolhas que faz para contribuir para um ar mais limpo?

1. Água limpa

Os nossos lagos, rios e mares estão sob uma série de pressões, inclusive pelas alterações climáticas e poluição. Em muitas regiões da Europa utilizam-se as reservas de água subterrâneas mais rapidamente do que podem ser reabastecidas. Essas pressões têm impactes na natureza e na nossa própria saúde. Como podemos ajudar a manter os recursos hídricos limpos e livres de poluição?

1. Desperdício zero

Muitas vezes as coisas que compramos têm uma vida útil limitada, mas há formas de evitar que sigam o caminho do aterro sanitário. Talvez possa mostrar um bom exemplo de reutilização, reparação ou reciclagem.

Aceda aqui ao regulamento | Saiba mais aqui.

Para Participar
  • Criar um video clip original relevante aos temas de competição. Cada vídeo deverá ter entre 30 a 45 segundos e obedecer ao regulamento do concurso.
  • Preparar uma nota descritiva com, no máximo, 1000 letras. Este curto texto deverá ser enviado juntamente com o vídeo e ser escrito preferencialmente em inglês.
  • Submeter a candidatura através do formulário de inscrição que se encontra online .

O concurso está aberto a todos os cidadãos com mais de 18 anos de países-membros da Agência Europeia do Ambiente. Os vídeos enviados a concurso deverão ser gravados nos países mencionados.

Os participantes detêm todos os direitos do vídeo submetido, incluindo efeitos sonoros ou músicas utilizadas.

Cada participante pode submeter até três vídeos, estes que deverão ser acompanhados por um texto descritivo. Cada vídeo será analisado como uma candidatura  individual pelo que cada um destes deverá ser acompanhado por um formulário de inscrição, isto é, no caso do mesmo participante submeter três clips de vídeo deverá preencher três formulários de candidatura.

NOTA: O vídeo não deve conter qualquer texto, discurso, conversa ou narração. Podem ser usados músicas e efeitos sonoros desde que o participante detenha os direitos de autor para os usar.