Minha Terra + Sustentável

Apresentação

A Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica – APEVT promove para o ano letivo 2018/2019 o Concurso de Projetos CriativosMinha Terra +Sustentável”, tendo em vista o desenvolvimento de propostas na área artística e tecnológica, em torno da promoção do pensamento crítico, da criatividade, da originalidade, da inovação e da importância do desenvolvimento sustentável junto das gerações mais jovens e a consciencialização de comportamentos, em linha como estabelecido pela Agenda 2030 das Nações Unidas e os respetivos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Condições de Participação
  • Os trabalhos, têm de estar relacionados com a temática “Minha Terra + Sustentável” evidenciando aspetos da sua área geográfica de modo a responder à expressão “Minha Terra + Sustentável”;
  • Os trabalhos a concurso devem ser devidamente identificados com uma ficha técnica colocados no verso de cada trabalho, no canto superior direito.
  • Todos os trabalhos devem respeitar os limites estabelecidos para os seguintes formatos:
  • Bidimensional concebido até ao tamanho (420mm/297mm = A3);
  •  Tridimensional, concebido até ao tamanho (420mm/297mm/150 mm de comprimento a partir do suporte base.
Trabalhos

Criação de uma Mensagem Visual, (cartaz, ilustração, em formato bidimensional 420mmx297mm) e
Produção de um artefacto (maqueta, assemblage, em formato tridimensional 420mmx297mmx150mm),  sobre a temática “Minha Terra +Sustentável”,

Nota: O material de suporte deverá ser o papel e seus derivados, utilizando todas as técnicas, mista ou acidentais com (grafite, lápis de cor, lápis aguareláveis, carvão, pastel de óleo, pastel seco, etc.) e técnicas de transformação de materiais, (cortar recortar, rasgar, dobrar, colar, furar, etc.). Os elementos a aplicar na realização dos trabalhos podem incluir diversos materiais, nomeadamente reutilizados, assim como operadores tecnológicos de transformação de energia, de transmissão do movimento.

Os trabalhos deverão ser entregues em mão própria ou enviados por correio, para as moradas de um dos quatro polos abaixo indicados, até ao dia 5 de abril de 2019

• Polo do Porto: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica
    Morada: Conjunto Habitacional Monte Crasto – Sala 7
    Rua Padre Augusto Maia s/n – S. Cosme, 4420-245 Gondomar
    Membro de contato: Maria Manuela Bigote Pina – 968072444
  • Polo de Lisboa: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica
    Morada: Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Francisco de Arruda, calçada da Tapada, nº 152 – 1300-542 Lisboa
    Membro de contato: Carlos Miguel Boazinha Charrua – 965739500
  • Polo do Funchal: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica
    Morada: Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Estrada da liberdade, nº 1, – 9004-524 Funchal
    Membro de contato: João Bartolomeu Gouveia Batista – 962615592
  • Polo de Ponta Delgada: APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica
    Morada: Escola Secundária Laranjeiras, 31-C – 9500-317 Ponta Delgada, Açores
    Membro de contato: Sérgio Filipe Duarte da Silva – 910000548
Materiais de Apoio Didáticos

Os professores participantes poderão requisitar os materiais de apoio didático através do Telem. 912355500, e-mail: info@apevt.pt, (sujeitos a uma lista de espera.)

APEVT disponibiliza os seguintes recursos educativos

• Exposição Itinerante: Fotos motivacionais sobre a temática do concurso em suporte Roll-Up.
  • Mala Pedagógica: Materiais pedagógico-didáticos aplicáveis no desenvolvimento do Concurso, apresentações multimédia sobre:
    • Conteúdos estruturantes:
    • Objetivos globais de sustentabilidade
    • Métodos e processos criativos,
    • Organização de ensino aprendizagem
    • Flexibilidade Curricular
  • Workshops: para professores no âmbito de conceitos e metodologias, estruturados como ação de curta duração para efeitos de progressão na carreira docente, nas seguintes temáticas:
    1. “Técnicas de Potenciação da Criatividade”
    2. “Materiais e Técnicas de Expressão Plástica”;
    3. “Aprendizagens Essenciais e Projetos tecnológicos e em Artes Visuais”
    4. “Transdisciplinaridade e Criatividade”;