Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O desafio quando foi dado a conhecer ao conselho Eco-Escolas, ficou de imediato definido o local onde se poderia realizar, no parque de estacionamento da escola. Este parque situa-se a Este da escola, em espaço exterior à escola, tal como se pode observar na foto 2 do Painel. É alcatroado, tendo 4 filas em espinha para estacionamento de carros, um passeio largo em seu redor, onde está fixa a paragem de autocarros. Neste mesmo espaço, encontram-se os vários ecopontos que servem a escola. Este local é frequentado para além de alunos, professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação, por pessoas que fazem o seu passeio ou caminhada.
Os alunos do Clube do Ambiente da escola, envolveram-se neste desafio com bastante entusiasmo. Ainda no início de janeiro fizemos a primeira visita pela zona, observando a área a demarcar (100 metros de comprimento por 20 metros de largura). Este trabalho da recolha do lixo só teve início do terceiro período quando as aulas foram de novo presenciais. No dia 7 de abril fomos para o terreno, fez-se a delimitação dos quatros pontos, registando-se as respetivas coordenadas. Os alunos recolheram o lixo existente (1ªfase), fazendo logo aí alguma separação (plásticos, papel/papelão, beatas de cigarros, vidros e outros), foram fazendo o registo fotográfico. Alguns alunos envolvidos foram fazendo a divulgação do desafio e colocaram-se fotos no Global Action Days e outras redes sociais, com a respetiva autorização dos encarregados de educação. Numa segunda fase, dia 12 de maio, procedeu-se de novo à recolha e separação do lixo. Posteriormente fez-se a contabilidade e registo do lixo recolhido nas duas etapas. Verificamos que os suspeitos do costume são as beatas dos cigarros, seguindo-se os plásticos de embalagens diversas, latas de bebidas, papelão e garrafas de vidro. Como observação, um aluno encontrou uma peça de roupa usada, um ténis e uma borracha de escova de um para-brisas. Reparamos que havia muitas garrafas de vidro de cerveja e latas de bebidas junto a floreiras de árvores. Isto poderá ser devido a grupos de jovens que se reúnem para convívios aos fins de semana neste local, pouco frequentado. As beatas encontradas são fruto do consumo de tabaco de alunos, de encarregados de educação, auxiliares e professores, essencialmente. As embalagens de plásticos são deixados principalmente por alunos da escola. Esta é a matriz de origem dos resíduos encontrados no parque de estacionamento da escola.
Por fim, procedemos à construção do painel com as principais categorias de lixo encontrado. Este foi construído no final de maio, pela coordenadora, alunos do Clube do Ambiente e outra professora pertencente ao Clube. O painel foi exposto inicialmente na sala de alunos e depois à entrada da escola. O trabalho, foi divulgado o trabalho nas redes sociais, blog da escola e no publicado no Global Action Days.
As quantidades de lixo recolhido estão mencionadas na grelha de registo e identificação.