Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Cooperativa de Ensino de Vila Nova de Famalicão, CRL. - Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Recolha de Resíduos - margens do rio Pelhe

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
A turma EI3 do Curso CEF- Eletricista de Instalações- no âmbito das disciplinas da componente sociocultural envolveram-se e participaram ativamente no desenvolvimento deste projeto numa parceria com a Câmara de V. N. de Famalicão. O objetivo foi limpar uma área que tivesse impacto imediato na nossa localidade. A turma pretendia agir e fazer a diferença naquela localidade.
Numa primeira fase foi estabelecido um contacto com a Câmara Municipal para definir os locais que precisavam de uma intervenção mais urgente. Assim, foi feita a limpeza nas imediações e margens do Rio Pelhe nos dias 27 de maio e 8 de junho.
Foram recolhidos no total 14 sacos de resíduos separados por tecido, metais, plástico, cartão/papel, vidro e indiferenciado (fraldas, itens de higiene, talheres, etc), como se pode ver nas fotografias tiradas ao cartaz e nas fotos dos dias da recolha. Dada a quantidade de lixo recolhido, o seu estado de degradação, não foi possível fazer o tratamento e tipificação exata dos resíduos recolhidos.
Os alunos elaboraram um cartaz (150cm x 300 cm) em papel de cenário recorrendo à criatividade, mostrando uma árvore: metade saudável sem lixo e outra metade deteriorada e morta sob os efeitos de anos de lixo parta chamar a atenção para as consequências do lixo da no meio ambiente.
Este projeto levou a uma reflexão da turma sobre o impacto das nossas ações e escolhas e a quantidade de plástico (muito do qual grandes itens – garrafas de 1,5l e 2 l) recolhido causou surpresa. Nas aulas foram trabalhados a importância da reciclagem e de começarmos logo a fazer escolhas quando compramos (evitar embalagens de plástico).
O balanço do projeto é extremamente positivo: levou ao envolvimento, à ação e reflexão de toda a turma e impactou de forma positiva na nossa localidade.