Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Alcains (Castelo Branco)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Recolha de lixo efetuada pelo 5ºC, nas imediações da escola, no dia 27 de outubro de 2020">

Síntese da forma como decorreu o projeto:
As coordenadoras do programa Eco-Escolas decidiram aderir à atividade Em Busca dos… “Suspeitos do Costume” por ser mobilizadora de elementos da comunidade escolar e servir de sensibilização à temática ambiental dos resíduos. Após uma visita a todo o espaço exterior da escola verificou-se não haver quase nenhum resíduo no chão. Constatando-se que nas imediações do recinto escolar o mesmo não sucedia, optou-se por delimitar uma área nos terrenos adjacentes à escola. O desafio foi lançado a uma colega do 2º ciclo que decidiu colaborar nesta atividade com a turma do 5ºC, com 22 alunos. A turma desenvolveu ações prévias de discussão da temática procedendo-se à recolha do lixo no dia 27 de outubro de 2020. Posteriormente houve ainda lugar a debate sobre o resultado da recolha e formas de melhorar a situação.
Os alunos refletiram sobre a problemática do lixo, suas causas e consequências e apresentaram sugestões para melhorar a gestão dos resíduos debatendo as ideias expressas.
Todos os participantes trabalharam em pequenos grupos na recolha e utilizaram luvas, máscara e sacos para recolha diferenciada. Atribui-se a cada grupo a procura de um tipo de resíduo específico para tornar o processo de limpeza mais eficiente. Após a recolha, durante 50 minutos, procedeu-se à contabilização e às pesagens, para determinação do peso total do lixo recolhido. Mais tarde preencheram-se as grelhas.
Na semana seguinte os alunos debaterem questões sobre a origem dos resíduos recolhidos,
volume e quantidade e sugeriram formas de melhorar a situação.
Relativamente ao primeiro debate todos os discentes concordaram que o lixo é um problema, referiram que polui o ambiente e que o plástico afeta animais marinhos, afeta também plantas, peixes e outros animai, causando doenças e mortes devido à poluição e indiretamente contribui para o aquecimento global.
Quanto às causas e consequências do problema verificou-se que muitos alunos, na faixa etária de aproximadamente 10 anos, confundiram estes dois conceitos. Alguns atribuíram a causa à atividade humana e referiram como consequência mortes, doenças e escassez de água potável.
No tocante à melhoria da gestão dos resíduos os meninos e meninas referiram apenas ações individuais, nenhum referiu gestão municipal ou nacional dos resíduos. A maioria propôs apanhar lixo, não deitar lixo no chão nem no mar, reciclar e alguns especificaram que se deveria utilizar menos plástico.
Dos 7,1565 Kg de lixo recolhidos, em cinquenta minutos, constatou-se que os resíduos que apareceram em maior número foram, por ordem decrescente, beatas de cigarro, pedaços de plástico, tampinhas e embalagens múltiplas de plástico. Os artigos de maior volume foram as garrafas de vidro e plástico, grades de plástico e bolas.
Selecionaram-se algumas amostras dos diferentes tipos de resíduos apanhados, colocaram-
-se em pequenas bolsas de plástico e fez-se um painel que foi afixado no pavilhão polivalente da escola para ter grande visualização dos alunos.
No debate final, pediu-se inicialmente uma reflexão individual sob a forma de inquérito a cada aluno participante. Da análise desses inquéritos verificou-se que alguns alunos continuam a não entender o conceito “origem dos resíduos”, referindo apenas o local onde se efetuou a recolha. Muitos apontaram corretamente as atividades humanas como origem dos resíduos.
Todos identificaram facilmente o tipo de resíduos que foram recolhidos em maior número, bem como os mais volumosos.
Como modo de alerta da população para esta problemática os discentes sugeriram campanhas de sensibilização sobre reciclagem, deposição dos resíduos nos locais adequados, a elaboração de cartazes, panfletos, sinais e aplicação de multas aos incumpridores.