Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Nas aulas de Geografia, no âmbito do tema “Ambiente e sociedade”, os alunos pesquisaram sobre os problemas da hidrosfera, designadamente a poluição dos oceanos, assim como as formas de o reduzir.
Também assistiram à palestra online “O oceano começa em nossa casa”, onde aprenderam a fazer saídas de campo Coastwatch e a identificar os resíduos encontrados nas praias.
Além disso, os alunos do 9.ºA têm desenvolvido trabalhos respeitantes aos problemas dos oceanos no âmbito do projeto Erasmus+ Heal The Sea.
Duas semanas antes da limpeza de praia, a turma, em conjunto com as professoras de Ciências Naturais e Geografia, viu a apresentação Suspeitos” apresentada num dos Seminários Nacionais Eco-Escolas e analisaram os itens constantes da ficha de monitorização, para mais facilmente classificarem os resíduos na praia.
Após termos escolhido do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho)para a realização da limpeza de praia, associamo-nos à OnGaia, que tinha planeado uma iniciativa para esse dia. Esta limpeza de praia contou com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, através das Águas de Gaia, com a cedência de sacos e o encaminhamento do lixo recolhido.
Os 16 alunos organizaram-se m 8 pares. Em cada par, um aluno recolhia o lixo e o outro registava-o.
O passo seguinte, realizado na escola, consistiu em somar os registos das 8 folhas e construir um gráfico de barras com o top 6 dos resíduos encontrados em maior número.
Para dar a conhecer os resultados da recolha de lixo, foi construído um painel e afixado na cantina da escola. Os resíduos foram separados e colocados dentro de pequenos sacos, devidamente identificados com o tipo de resíduo e as unidades recolhidas, posicionados por forma a transmitir a imagem de um gráfico de barras. A base do painel resultou da reutilização do “Painel dos alimentos – peixes”, construído há dois anos e que estava a precisar de recuperação.
A limpeza de praia foi uma iniciativa reportada por vários órgãos de comunicação social como a CMTV e o Jornal Gaia Semanário e o Jornal Gaiense, aos quais dois dos nossos alunos deram uma pequena entrevista.
“(…)De salientar que os alunos do Agrupamento de Escolas de Canelas estão inseridos num projeto ERASMUS+ designado Heal the Sea, dedicado a conhecer e preservar os oceanos e mares. Toda a atividade foi organizada em parceria com os projetos de Educação para a Saúde e Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Canelas.
Numa só atividade, trabalhou-se a flexibilidade, a inclusão e as aprendizagens essenciais adquiridas pelos nossos alunos.”