Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (Cascais)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Este projeto foi enquadrado no Eco-escolas e serviu para fazermos um levantamento da situação em termos de limpeza, necessidades de alteração de comportamentos e de equipamentos, para que a nossa escola se possa apresentar mais limpa e amiga do ambiente.
Numa primeira fase foi feita uma reunião com os alunos do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria do 3º ano, para a decisão da área a limpar, em função da perspetiva que temos das zonas exteriores da escola, que são muito extensas.
Depois de decidida a zona que seria alvo de limpeza foram formados grupos de 2/3 alunos que iriam cobrir toda a área a limpar, sendo que cada grupo ficou responsável por um tipo de resíduo. Sendo assim tínhamos 2 grupos para as beatas; 2 para o plástico e metal; 2 para papel, e outros 2 grupos para outros resíduos onde incluímos o vidro , lixo comum e lixo fora das categorias anteriores.
Depois de terminada a limpeza, as nossas suspeitas iniciais confirmaram-se, com muitas beatas no chão na zona que escolhemos. Encontrámos resíduos de todas as categorias, mas foram de facto as beatas que chamaram mais a nossa atenção.
Para a finalização do projeto realizámos a pesagem do lixo, onde contabilizámos um total de 31kg, valor em muito devido a uma palete de madeira partida e a 2 cinzeiros de metal que estavam inutilizados.
A conclusão principal a que chegámos prende-se com a necessidade de colocação de mais cinzeiros na área de limpeza, mas também a cartazes que chamem a atenção às pessoas e apelem a uma mudança de comportamento.
Observação importante: no edifício da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril funciona também a Escola Superior de Hotelaria e Turismo. São duas escolas independentes uma da outra – uma secundária profissional e outra superior, respetivamente - mas que partilham os mesmos espaços. Esta realidade e, simultaneamente, o facto do espaço exterior ser imenso contribui para que se fume nos espaços exteriores da escola.