Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
A atividade foi realizada e coordenada por 3 professoras de diferentes níveis de ensino, no sentido de envolver um grande número de alunos para uma problemática que urge resolver.
Assim, foram envolvidas 5 turmas: 8ºB, 8ºC, 8ºD, 10ºL e 11ºE, nas disciplinas de Ciências Naturais, Área da Expressão e Comunicação e Cidadania.
Numa primeira fase, para a preparação da monitorização foi realizada uma prospeção inicial do recinto escolar e área exterior envolvente, por forma a sensibilizar os alunos para a problemática da elevada produção de resíduos na escola, bem como para o baixo índice de separação dos mesmos.
Seguidamente, os alunos efetuaram recolhas de resíduos em vários dias, quantificando os resíduos encontrados na escola.
Numa fase posterior efetuou-se um debate, tendo por base um questionário, onde se equacionaram as causas, as consequências e as estratégias a adotar para melhorar a gestão de resíduos. Do debate surgiu a clara perceção de que os resíduos de plástico aparecem em maior número e que é urgente alertar a comunidade escolar para o problema dos baixos índices de reciclagem na escola.
Assim, optou-se pela adoção da seguinte estratégia:
1 – Identificação de uma área na escola para monitorização dentro do recinto escolar – 5000m2 (área de recreio) – recorda-se que a escola tem diariamente 1500 alunos;
2 – Priorização da monitorização dos resíduos de plástico;
3 – Marcação de 2 momentos de monitorização no mesmo dia, por forma a recolher, identificar, contabilizar e fotografar os resíduos de plástico existentes no espaço – para posterior divulgação.
4 – Realização de uma campanha por forma a sensibilizar a comunidade escolar para a adoção de comportamentos sustentáveis e motivar para a correta separação dos resíduos sólidos.
5 – A campanha decorre em dois momentos:
Fase de exposição do painel (última semana de maio)
Realização de uma campanha baseada em cartazes, palestras e filmes que alerte para a problemática em questão (final de maio e junho)
O envolvimento dos alunos foi excecional e demonstraram-se visivelmente preocupados com a questão ambiental e com a responsabilidade de incutir nos colegas comportamentos pró-ambientais. Reconhecem que a ausência de comportamentos ambientalmente corretos não decorre do desconhecimento, nem da falta de ecopontos, ou de avisos, mas duma atitude de displicência e de falta de preocupação com o assunto. Consideram que apenas com uma campanha centrada em imagens dos resíduos produzidos no recinto escolar associada a imagens das consequências desses resíduos no ecossistema pode ser indutora de mudanças comportamentais. Os cartazes elaborados para exposição foram efetuados para serem indutores destas mudanças.
Devido à situação pandémica, não tivemos muito tempo para trabalhar as questões gráficas dos cartazes.