Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O nosso projeto enquadrou-se, também, no desenvolvimento do trabalho interdisciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.
Fases:
a) Investigação com pesquisa documental sobre a problemática dos resíduos em geral e em Portugal / tipos de resíduos, origens, consequências, como minimizar o impacto) – apresentação e discussão na turma no âmbito da Cidadania e desenvolvimento
b) Caracterização dos resíduos mais comuns na escola – observação in loco e entrevista com a professora Lucília Jorge, uma das coordenadoras do programa eco-escolas e com a chefe das assistentes operacionais
c.1) Problema maior identificado: resíduos no exterior/zona verde da escola
c.2) Outro problema detetado: contentores originais criados pelo arquiteto para o exterior são desadequados, quer para uma seleção de resíduos, quer para volume de resíduos bem como de difícil manuseamento para a sua limpeza
d Ação
1. Definição da área a limpar
Alterámos a ideia original que indicava limparmos um espaço junto às salas de aula pois tinha recentemente tido uma intervenção por parte das funcionárias da escola. Alterámos para limpeza da zona junto aos campos de treino
2. Dezembro 2020, intervenção
- Durante a interrupção letiva do Natal, iniciámos a primeira parte da limpeza do espaço escolar, na parte exterior, ao redor dos campos; encontrámos Lixo diversificado em zonas difíceis de alcançar nomeadamente no meio da vegetação; A maior parte dos resíduos eram máscaras descartáveis e plástico;
- Confirmação da necessidade de alterar os contentores do espaço exterior.
3. Apresentação e discussão (já em confinamento):
Como era Natal, resolvemos chamar a atenção com um cartaz - estilo de árvore de Natal com algumas das máscaras que encontrámos. Alertando para a necessidade usar a máscara mas não a abandonando no chão.
Em janeiro, Devido à pandemia e ao confinamento, resolvemos criar:
- um powerpoint que foi enviado para os Diretores de turma, pedindo a colaboração para divulgação do projeto
- um painel em formato MURAL, no PADLET https://padlet.com/pensaglobalmenteatualocalmente/repensar
- Discussão do problema em sessão do Conselho Eco-escolas (Fevereiro 2021) e, com o contributo dos membros do Conselho, alargou-se a intervenção do projeto a um concurso para criação de novos contentores para o exterior e um projeto para agricultura biológica e compostagem (em 2021/ 22)
- Monitorização do processo: sessão online (via TEAMS) com o diretor da escola e coordenadora do programa eco-escolas (Março, 2021);
- Criação de um regulamento e de um poster e QR para divulgação do concurso para pintar os novos contentores para o exterior, parte verde a ceder pela CMO / SIMAR / VALORSUL
4. Conclusáo
Estava prevista uma nova fase de limpeza que envolveria alunos de outras turmas e encarregados de educação mas o confinamento geral e, no mês de maio e junho o confinamento parcelar de várias turmas, levou-nos a alterar uma nova intervenção de limpeza para o inicio do próximo ano .
Como conclusão, este projeto cruzou com outros projetos a decorrer na escola e outos colegas, professoras e encarregados de educação acarinharam a proposta de darmos continuidade regular à limpeza do exterior para além do trabalho dos funcionários, dada a extensão da zona ajardinada da escola.
O projeto foi crescendo pois não se ficou pela limpeza de espaço. Aglutinou ideias e energias. Prevemos continuar no próximo ano letivo.