Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O Projeto Suspeitos do Costume, foi realizado durante o 3º Período por uma turma do 1º Ano do Curso de Educação e Formação de Operador Agrícola, com o acompanhamento de 2 professoras.
Primeiramente, em sala de aula foi abordado o tema da poluição e dos resíduos mais comuns, tendo-se elaborado, em diferentes grupos de trabalho, cartazes sobre cada um dos tipos de resíduos: papel, plástico, alumínio, vidro incluindo-se também as beatas de cigarro. Neste cartazes constavam informações sobre a composição e tempo de decomposição dos diferentes resíduos. Posteriormente, foi definida a área de intervenção que deveria ser alvo de limpeza e de estudo, selecionando-se os espaços problemáticos, que coincidem com as zonas em que os alunos mais se concentram, delineando-se uma extensão de 100m. Foram assim recolhidos e colocados em sacos os resíduos, para que depois fossem separados de acordo com os itens existentes na ‘Ficha de Registo dos Suspeitos do Costume’. Após pesagem, foram selecionadas pequenas amostras para que pudessem estar presentes no cartaz que foi elaborado. Os restantes resíduos foram colocados no ecoponto correspondente.
Na elaboração do painel informativo, teve-se em consideração a utilização de material existente na escola, prevalecendo a ideia do reaproveitamento e reutilização. Constavam nesse painel o mapa com a localização da área intervencionada, fotografias com registo das tarefas realizadas, amostras dos resíduos encontrados com o respetivo peso e tempo de decomposição. Os trabalhos foram expostos no átrio da escola. Já em sala de aula debateram-se as soluções que devem ser implementadas para que este problema seja resolvido, nomeadamente, instalação de mais caixotes do lixo e proposta de eliminação de palhinhas de plástico no bar da escola.
O envolvimento dos alunos foi bastante positivo e serviu de alerta sobre esta temática, ficando os alunos mais atentos e despertos sobre este problema.