Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2021

Escola EB1,2,3/JI de Angra do Heroísmo (Angra do Heroísmo)

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel:

Síntese da forma como decorreu o projeto:
*NNão temos dados concretos da área da escola, situando-se a nossa estimativa: 80 a 100000 m2.
Tendo em conta a auditoria inicial realizada aos alunos, e detetadas as queixas relativamente ao espaço exterior de recreio. Propôs-se a realização de uma atividade de investigação/recolha de resíduos em toda a área exterior/recreio escolar.
Esta atividade envolveu cerca de 50 alunos que foram distribuídos por equipas de trabalhos devidamente munidos de luvas, sacos do lixo para uma recolha seletiva e cata-lixo. De seguida, as equipas foram para o terreno recolher resíduos num período de uma hora, devendo percorrer todo o espaço exterior da escola.
Ao final do tempo determinado, as equipas reuniram-se, aglomeraram-se os resíduos por categorias e posteriormente, optou-se por expor estes resíduos visível a toda a comunidade escolar, de forma a dar visibilidade e impacto para consciencializar à necessidade de alterar hábitos.
Esta atividade revelou-se importante pois perturbou a maioria dos alunos.
Atendendo a este impacto, realizou-se uma atividade semelhante numa zona litoral próxima da escola, numa área de aproximadamente 500m.
Os alunos recolheram diversos resíduos, durante 30 minutos. Estes foram categorizados e utilizados para a construção de uma escultura que foi exposta aquando da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).