Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1 Nº 11 de Setúbal (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O trabalho proposto para o concurso "Onde está o Ecolápis?" foi realizado pelos alunos da turma de 3º ano (HD3) da EB1 nº11 de Setúbal, durante o período de Ensino@distância, trabalhando o tema “Economia Circular” no âmbito do projeto Eco-Escolas.
A sugestão foi feita pela professora Edite Vieira e o trabalho foi realizado durante as aulas de Artes Visuais. O objetivo consistia em esconder o Ecolápis numa paisagem onde os espaços verdes fossem privilegiados. Os materiais utilizados foram essencialmente lápis de cor e marcadores.
Como o projeto foi proposto pela Faber-Castell, foram apresentados aos alunos, durante as aulas on-line, alguns recursos fornecidos pela marca, nomeadamente: uma apresentação de nove slides disponibilizados no site do projeto sobre a sustentabilidade dos materiais da marca; o cartaz «Ciclo do Eco-Lápis Faber-Castel»; brochura Faber-Castel com exploração da história da marca.
Os alunos participaram com muito interesse no desenvolvimento das tarefas propostas, revelando entusiasmo no visionamento dos materiais disponibilizados, na história da marca, na preocupação ambiental que devemos ter e na criação dos diferentes trabalhos feitos por cada um.
Por fim, foram selecionados os trabalhos enviados a concurso e as crianças manifestaram muito agrado pela sua participação, avaliando o trabalho de uma forma muito positiva.