Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A Ilustração " Onde está o Ecolápis?", foi o título sugerido pelo desafio Faber-Castell, dentro do Projeto Eco-Escolas. Este desafio foi proposto a todos os alunos do 3ºano, da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, do Agrupamento de Escolas de Anadia, no âmbito da disciplina de Artes Visuais, no entanto foram escolhidos e enviados os três mais votados: Diogo Conceição, Leonor Almeida e Tomás Figueiredo.
A proposta para este desafio foi lançada, pela coordenadora Alexandra Gonçalves, dentro do Projeto Eco-Escolas, ao 3ºano. O trabalho foi feito na sala de aula, nas aulas de Artes Visuais. A escolha da paisagem onde camuflar o personagem Ecolápis foi escolhida pelos alunos, assim como os materiais de pintura. Houve sempre a preocupação de sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimizar a pegada ambiental.
Todos os alunos ficaram entusiasmados com o tema. E empenharam-se nos seus trabalhos durante o decorrer das aulas.
A finalidade desta atividade foi pertinente pois, possibilitou a criatividade e a imaginação dos alunos para camuflar a personagem na paisagem escolhida.
A atividade foi estimulante e interessante não só porque os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na disciplina de Artes Visuais, bem como na pesquisa do tema sugerido.
A motivação surgiu de forma espontânea, pela compreensão, criatividade, empenho, dedicação e em expor os conhecimentos, sobre o tema "Onde está o Ecolápis?", através da linguagem visual.
No meu ponto de vista foi uma experiência enriquecedora para mim e para os alunos, que se empenharam nos objetivos propostos ao concurso, de ligarem/ camuflarem a personagem Ecolápis na natureza e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimizar a pegada ambiental.
A professora titular de Turma 1º/ 3º A
Susana Rolo