Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EBI/JI Frei Manuel Cardoso (Fronteira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Os alunos da turma A do 1.º ano do Ensino Básico, participaram na atividade "Onde está o Ecolápis?" inserida no projeto Eco - escolas. O docente titular, da referida turma, Miguel Batista preparou os alunos para a participação na sessão onde lhes seria dado a conhecer como" nasce" o lápis. Na sessão, a coordenadora do projeto Eco - escolas, Beatriz Sadio, utilizando materiais cedidos pela Faber-Castell transmitiu e explicitou todo o processo/confeção do lápis destacando as preocupações ecológicas/economia circular.
Os alunos foram divididos em dois grupos de trabalho e recorreram a materiais que mais lhe agradaram, lápis de cor e aguarelas.
Como resultado final cada grupo realizou um trabalho final que foi por eles apresentado dando origem a um pequeno jogo denominado "Onde está o Ecolápis?".
Esta atividade inter - ciclos decorreu nos tempos letivos definidos para a área das Expressões.
Dada a faixa etária dos alunos terem iniciado o seu percurso escolar e não estarem criadas as condições para que houvesse lugar a uma investigação sobre o tema os docentes presentes explicaram os conceitos inerentes ao tema tendo em conta as referidas condicionantes.
Os alunos verbalizaram ter gostado muito da sessão e gostavam que houvessem mais atividades idênticas.