Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica de Palhais (Barreiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Apresentação do trabalho
O trabalho está a ser desenvolvido pelas turmas do pré-escolar (Sala J); 1º F; 2º F, 3º E; 4ºF, da Escola Básica de Palhais, do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, concelho do Barreiro, distrito de Setúbal.
As crianças têm idades compreendidas entre os três e os dez anos.
A escola situa-se na Freguesia de Palhais e nesta região localiza-se a Mata da Machada e o sapal do Rio Coina.
A Mata da Machada estende-se para leste da N10-3, alguns quilómetros a sul do Barreiro.
O sapal do Rio Coina estende-se ao longo de um braço do Rio Tejo que se expande para sul do estuário, entre o Seixal e o Barreiro e é um local de fácil acesso que permite a observação de diversas espécies de seres vivos.
Mesmo ao lado, a Mata da Machada é uma área florestal, composta principalmente por pinheiros-bravos, embora também aqui haja pinheiros-mansos, sobreiros e eucaliptos e onde existe uma grande biodiversidade.
Investigação sobre o tema
Foram realizadas pesquisas sobre as diversas espécies da fauna e flora da região, de modo a sensibilizar os alunos para a conservação das mesmas.
Materiais e técnicas utilizadas
Iniciamos este desafio com a observação de todo o processo de fabricação dos lápis Faber-Castell.
Os alunos utilizaram aguarelas, pintura a guache, lápis de cor e de cera e canetas de feltro e incluíram a personagem EcoLápis nas suas ilustrações.
O suporte utilizado foi papel cavalinho, tamanho A4.
Envolvimento dos alunos
Todos os alunos mostraram muito interesse e empenho quer nas pesquisas quer na realização dos trabalhos.
Foram realizadas, em sala de aula, apresentação de pesquisas com a colaboração das famílias e discussão e debate de ideias sobre a importância e conservação das espécies.