Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Jardim-Escola João de Deus (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 3º ano B do Jardim-Escola João de Deus de Leiria e foi orientado pela professora titular de turma.
2. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
A ilustração foi concretizada em papel cavalinho, formato A4 e com a colagem da figura do Eco-Lápis.
A opção quer pelo espaço verde a representar quer pelos materiais a utilizar ficou ao critério dos alunos de forma a não limitar a sua criatividade e imaginação.
O trabalho apresentado representa uma floresta com a sua biodiversidade como garantia da sua conservação. O Eco-Lápis pode encontrar-se a espreitar atrás de uma árvore. A aluna coloriu o desenho com aguarelas.
3. INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMA
Sendo este projeto apoiado pela Faber-Castell, foi apresentado aos alunos um conjunto de materiais nomeadamente:
• Brochura Faber-Castel com exploração da história da marca que teve início em 1761.
• Apresentação de 9 slides, disponibilizados no sítio do projeto, onde os alunos puderam ter um primeiro contacto com a marca, fazer o reconhecimento da sua inovação em termos de sustentabilidade, proteção climática e pegada de carbono neutro com referência às emissões de CO2 anuais neutralizadas pelas suas florestas no Brasil.
• Apresentação do cartaz «Ciclo do Eco-Lápis Faber-Castel» tendo sido imprimida uma cópia para cada aluno e realizada a exploração do mesmo em contexto de sala de aula.
• Visualização da Oficina de Ilustração “Onde está o Eco-Lápis?”.
De seguida cada aluno produziu o seu trabalho de forma livre e apresentou o resultado à turma com justificação das suas opções artísticas. No final, foram eleitos por votação os trabalhos a enviar para o desafio.
4. ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Todos os alunos participaram com entusiasmo e empenho no trabalho, sendo este desafio muito familiar porque ao longo do período de ensino à distância, também inspirado no “Onde está o Wally?”, a professora preparou-lhes desafios intitulados “Onde está a professora?” como tal, o desafio do Eco-Lápis tornou-se muito especial e a motivação era grande visto que agora era a vez deles esconderem uma personagem.