Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio foi lançado numa sala de jardim de infância com crianças de 3-6 anos. A ligação para o desafio foi feita por meio da floresta. Em contexto de sala estávamos a abordar e a explorar a história “O Capuchinho Vermelho” que tem de atravessar a floresta para ir visitar a avó. Também os lápis da Faber-Castell são feitos a partir dos pinheiros existentes na floresta do Brasil, conforme se viu no filme “Faber- Castell - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra”. A partir da visualização deste documentário, em sala de aula, conversou-se sobre o que era uma floresta (“é onde vivem as árvores”), tipos de árvores aí existentes, partes constituintes da árvore e o que lá existe além das árvores (flores, animais, quedas de água). Em seguida, observámos diversas imagens de diferentes árvores e animais. Posteriormente, cada criança escolheu uma árvore ou um animal para desenhar, com lápis de cor.
Noutro dia foi lançado o desafio, com a apresentação do ciclo do Eco Lápis, por meio da brochura e de programação do robot Doc. Também lhes foi mostrado vários trabalhos onde, em pequenos grupos, tinham de descobrir onde se encontrava o eco lápis.
Lançado o estímulo houve que decidir como apresentar o nosso trabalho. Para isso foi pintado, com aguada, uma folha A4 que foi dividida ao meio, sendo uma parte pintada de azul e outra de verde. Quando seco, houve que definir as árvores e os animais a incluir, havendo o cuidado de esconder o eco lápis. Os animais e as árvores foram recortadas e coladas na folha pintada.