Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Foi escolhido este projeto do EcoLápis pela preocupação que a Faber-Castell demonstra ao elaborar/defender/participar em vários projetos que têm como principal objetivo a preservação da floresta, dos solos, das águas, do ar, da fauna e a consciencialização da comunidade. E essencialmente pelo facto de 35% dos parques florestais que a Faber-Castell possuí, seja suficiente para contrabalançar as emissões de CO2 emitidas pelas suas fábricas, em todo o Mundo.
O desenho do EcoLápis foi elaborado por todos os alunos com muito entusiasmo e agrado.
Esta atividade iniciou-se com a exploração do tema “Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, onde se dinamizou uma palestra sensibilizando os alunos para a proteção, conservação e preservação da floresta/jardins, bem como para a defesa da floresta contra incêndios, envolvendo, desta forma, todos os alunos.
O desenho selecionado, por todos os discentes, retrata o jardim da casa da autora do desenho. Nele consta a sua casa amarela com um belo e cuidado jardim, onde estão plantadas as suas árvores e flores preferidas. No meio do jardim existe um pequeno lago, onde habitam os seus peixinhos e bonitos nenúfares. Existe também no seu jardim alguns brinquedos e diversões para ela desfrutar.
Neste desenho encontra-se a aluna a passear o seu animal de estimação, uma elegante cadela, de seu nome “Lady”.
Para finalizar, algures no desenho encontra-se, bem escondidinho, a personagem principal o “EcoLápis”.
Em suma, pretende-se com esta atividade desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, no âmbito da temática acima referida, desenvolver a criatividade, criar nos alunos, o gosto pela Natureza fomentando a sua preservação.
Autora do desenho: Lara Pereira Domingues 2º CVA