Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Através do desafio “Onde está o Ecolápis?” fiquei a conhecer a ciclo do Ecolápis e a saber um pouco mais sobre a Faber-Castell.
Descobri que a Faber-Castell faz a plantação das árvores para fazer os Ecolápis.
As sementes são plantadas em viveiros, onde são adubadas, regadas e tratadas.
Com cerca de 25 cm as mudas são plantadas nos parques florestais da Faber-Castell no Brasil, a colheita final só ocorre aos 25 anos, quando outras mudas são plantadas nos seus lugares.
Nas fábricas a madeira é cortada em placas, onde são feitos rasgos para colocar as minas. Depois é colocada outra placa formando uma sandwich. A sandwich é cortada no formato dos Ecolápis.
Há aproveitamento total da árvore (Pinus caribaea hondurensis). A madeira é 100 % certificada.
A Faber-Castell compensa 100% da emissão de Co2 (dióxido de carbono) das suas fábricas.
Tem uma reserva natural protegida com 3000 hectares, onde existem mais de 660 espécies de fauna local, 70 espécies de mamíferos, 260 espécies de aves e 200 espécies de formigas!!!!!
Para fazer o meu trabalho utilizei uma folha de tamanho A4 com textura granulada.
Depois pintei o fundo da folha com aguarelas de cor azul-clara, criando várias tonalidades de azul.
Para fazer o desenho utilizei os lápis de cor Faber-Castell Black Edition (para mim são os melhores lápis do mundo, porque escrevem muito bem em fundos escuros e são muitos macios).
Por fim, imprimi o Ecolápis com 1,1 cm e colei-o no desenho que fiz (mas escondido, é claro).
ADOREI O DESAFIO!!!!!! Gabriel Silva Trinta, 4ºC.