Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Trabalho realizado por alunos da Turma 2.ºC – Escola EB1/JI de Megide.
Foi feita a apresentação aos alunos da personagem “Ecolápis”. De seguida deu-se a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis).
O presente projeto veio complementar o conhecimento dos alunos acerca da vida de um lápis, um instrumento que é utilizado diariamente por eles.
Depois foi apresentado o desafio “Onde está o Ecolápis?”, todos os alunos ficaram entusiasmados com o tema e empenharam-se nos seus trabalhos durante o decorrer de várias aulas de expressão plástica.
A finalidade desta atividade foi pertinente pois, possibilitou a criatividade e a imaginação dos alunos para camuflar a personagem na paisagem escolhida.
Os alunos inspiraram-se em imagens de jardins e de florestas colocadas no quadro interativo. O trabalho foi realizado individualmente numa folha A4 e pintado com lápis de cor, lápis de cera e contornado a marcadores. A imagem do Ecolápis foi reduzida e foi feita a impressão da mesma para os alunos a esconderem no seu desenho. Por fim, foram selecionados três trabalhos que consideraram os mais criativos.