Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB Torrinha (Porto)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
“Onde está o Eco-Lápis?”
Empenhadas em desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, num período de Ensino à Distancia (E@D), após a leitura do regulamento, decidimos inscrever a Escola no desafio “Onde está o Eco Lápis?”, por dois motivos:
- O primeiro motivo prende-se com o objetivo de, através do material disponibilizado pela Faber-Castell, desenvolver a criatividade e aplicação de técnicas de pintura e desenho, ao mesmo tempo que promovia a reflexão sobre o ciclo de vida do Ecolápis e os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos.
- O segundo motivo, mais relacionado com os interesses dos alunos, deve-se ao fato de durante o período de Ensino Presencial, verificarmos que quando os alunos requisitavam livros na Biblioteca da Escola, procuravam regularmente o livro “Onde está o Wally?” e ficavam encantados com as ilustrações de Martin Handford.
Aliando a teoria à prática, decidimos por isso desafiar os alunos a construírem ilustrações originais de espaços verdes, onde à semelhança do Wally, a personagem Eco-Lápis pudesse aparecer.
Para melhor orientar os alunos a adquirirem ferramentas para participarem no desafio, inscrevemo-los na “Oficina de Ilustração – Onde está o Eco-Lápis?”, que decorreu no dia 15 de fevereiro às 15 horas.
Vários alunos da Escola assistiram à oficina, mas foram os alunos do 4.º C da EB Torrinha, os que mais se destacaram, assistindo com grande entusiasmos à oficina e criando diversas ilustrações.
Como a participação foi muito positiva, para selecionar as ilustrações a submeter a concurso, fizemos uma pequeno filme com as diversas ilustrações e publicamo-lo no blog, http://bibliotorrinha.blogspot.com, da Biblioteca da Escola da Torrinha.
O objetivo desta publicação era levar a comunidade educativa a apreciar as criações dos alunos e ao mesmo tempo auscultar a sua opinião, na seleção das ilustrações mais adequadas ao desafio.
Participaram nesta votação 47 elementos da comunidade e as suas preferências foram apresentadas no Relatório anexo.
Sempre empenhadas em fomentar atitudes no âmbito de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a utilização dos recursos multimédia, teve ainda como objetivo, motivar os alunos por estas temáticas em período de E@D e ao mesmo tempo sensibilizar para o desperdício e reutilização de materiais como papel e material de desenho e pintura.