Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica de Vilela (Paredes)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Trabalhos realizados por alunos do 2.º e 3.º anos do Centro Escolar de Vilela no âmbito do projeto Educ'art.
Foi apresentado o desafio: “Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell”, bem como a personagem “EcoLápis”. Os alunos demostraram bastante interesse e entusiasmo em participar. De seguida, foi dado a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, através da visualização do material disponibilizado pela Faber-Castell. Posteriormente estudaram a vída e obra do pintor francês Henri Rousseau, mais propriamente a obra "O sonho". Inspirados nesse quadro, os alunos foram convidados a reinterpretar o mesmo, utilizando para o efeito a aplicação da técnica mista. O trabalho foi realizado individualmente numa folha A4 e pintado com diferentes materiais riscadores. A imagem do Ecolápis foi reduzida e foi feita a impressão da mesma para os alunos a "camuflarem" no seu desenho. Por fim, foram selecionados três trabalhos que consideraram os mais criativos.