Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 4ºA da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do segundo período, o tema «Economia circular» no âmbito do projeto Eco-Escolas.
2. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
O trabalho apresentado representa uma paisagem rural de um campo onde, entre arvoredo, plantas, uma cerca, uma casa de arrumos e outros objetos, se esconde o Eco-Lápis.
O objetivo deste trabalho, selecionado entre os muitos produzidos pela turma, foi esconder o Eco-Lápis de modo a dificultar o seu reconhecimento fácil, estando o mesmo representado, no cimo da folha, entre as duas asas de uma borboleta vermelha.
3. INVESTIGAÇÃO SOBRE O TEMA
Sendo este projeto apoiado pela Faber-Castell, foi apresentado aos alunos um conjunto de materiais nomeadamente:
• Brochura Faber-Castel com exploração da história da marca que teve início em 1761.
• Apresentação de 9 slides, disponibilizados no sítio do projeto, onde os alunos puderam ter um primeiro contacto com a marca, fazer o reconhecimento da sua inovação em termos de sustentabilidade, proteção climática e pegada de carbono neutro com referência às emissões de CO2 anuais neutralizadas pelas suas florestas no Brasil.
• Apresentação do cartaz «Ciclo do Eco-Lápis Faber-Castel» tendo sido imprimida uma cópia para cada aluno e realizada a exploração do mesmo em contexto de sala de aula.
• Não tendo os alunos participado no workshop, realizámos um na escola, envolvendo os alunos desta turma do 4º ano, onde foram apresentadas as características dos materiais, as técnicas de desenho e de pintura. De seguida cada aluno produziu o seu trabalho tendo a escola adquirido algum material nomeadamente lápis de cor e aguarelas.
4. ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Todos os 18 alunos que integram a turma participaram neste trabalho de:
• Visionamento de materiais disponibilizados no sítio do projeto.
• Exploração da temática sustentabilidade e pegada de carbono neutro.
• Identificar a marca e a história da Faber-Castell.
• Referência, por alguns alunos, a um filme que passou recentemente na televisão.
• Workshop de desenho e pintura com lápis de cor e aguarelas na sala de aula.
• Elaboração individual do projeto do Eco-Lápis, sua avaliação e melhoria de cada trabalho.
• Seleção do trabalho a submeter em nome da turma a concurso.