Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Este projeto iniciou-se em fevereiro com o convite feito às crianças e seus pais para assistirem, a partir das suas casas, à Oficina de Ilustração – Onde está o Eco-Lápis?
Já na escola as turmas do 1º ano quiseram dar continuidade a este projeto e os alunos voltaram a visualizar a oficina de ilustração. Sob a orientação de cada professor, os alunos realizaram as suas ilustrações.
Começaram por pintar a base do desenho com aguarelas, como sugerido na oficina de ilustração. Depois fizeram pesquisa de imagens de espaços verdes, como jardins, florestas, bosques cheios de árvores e cada professor aproveitou este momento para explorar a vida de um lápis, desde a madeira da árvore até ser utilizado na escola.
Depois cada aluno escolheu que zona verde ilustrar.
A Maria Miguel ilustrou um bosque imaginário onde convivem armoniosamente girafas, cobras, corujas e coelhos.Foram utilizadas aguarelas e lápis de cor, nomeadamente da marca Faber-Castell que são de excelente qualidade e muito apreciados pelas crianças.
Os Eco-Lápis foram reduzidos, impressos e recortados para serem escondidos nas paisagens.
Houve desde o início do projeto um grande envolvimento por parte dos alunos, com muita curiosidade em conhecer como se faz um lápis e perceber a importancia de cuidarmos das zonas verdes do nosso planeta. Também tiveram curiosidade em conhecer os livros da coleção "Onde está o Wally?".
Surgiram muitas ilustrações dignas de verdadeiros artistas cheios de criatividade e foram escolhidas três para representarem a nossa escola, esperamos que gostem!