Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio Faber-Castell, “Onde está o Ecolápis?”, prendeu logo a atenção dos alunos do 2º e 3º ano, da EB Nº 2 de Perafita, aquando da apresentação da “mascote” o Ecolápis, por se apresentar cativante para esta faixa etária.
Numa primeira fase os docentes lançaram aos alunos o desafio; “Como ser mais consciente na compra do material escolar?”, encaminhando-os para uma perspetiva de Educação Ambiental ”, com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e espírito crítico.
Nas apresentações e debate em sala de aula, surgiu a marca “Faber-Castell”. Os trabalhos apresentados focavam diferentes materiais de uso escolar tais como borrachas, cadernos, lápis e mochilas. Algumas marcas que despoletadas por um grupo de clientes, ambientalistas e fornecedores de matérias-primas, iniciam práticas mais ecológicas.
Apresenta-se num trabalho de pesquisa, a citação: “a Faber Castell foi a primeira empresa na indústria de instrumentos de escrita a lançar a tecnologia de verniz à base de água que não agride o meio ambiente. Isso em 1992, na Alemanha.
Hoje, a empresa chegou ao nível hard do ecologicamente correto ao criar o Ecolápis. Seja de cor ou grafite, eles são produzidos com madeira 100% reflorestada, de forma sustentável e com certificação FSC.”
Estava lançado o mote para a tomada de conhecimento sobre “Ciclo do Ecolápis” e exploradas de 1 a 13 todas as etapas, bem como, a HISTÓRIA DA FABER-CASTELL.
Os alunos desenvolveram em metodologia de projeto pesquisas sobre a biodiversidade de cobertos vegetais, jardins, florestas e bosques. Aprenderam que as florestas, são fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas); Desempenham importantes funções de proteção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água; Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais; Reúnem um elevado valor paisagístico e recreativo.
Partindo de imagens de diferentes cobertos vegetais, desenharam ilustrações, onde enquadraram a personagem “Ecolápis”camuflada, fazendo o paralelismo com algumas ilustrações do livro "Onde Está o Wally?”de Martin Handford.
Foram utilizados os seguintes materiais; papel A4 branco, lápis de grafite, lápis de cor, tesoura e cola. Os trabalhos selecionados para o projeto reuniram o consenso dos alunos.
No desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram empenho e curiosidade pela descoberta da biodiversidade do ambiente natural, despertando para a importância da manutenção dos valores naturais em estreita relação com a melhoria da qualidade de vida das populações.
Professores dinamizadores: Susana Santos/ António Oliveira