Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Relativamente ao desafio “Onde está o EcoLápis?”, o tema foi lançado a alunos de 4º ano, na atividade de Biblioteca, a par de outros desafios em que a escola está inscrita. Dois alunos do 4º ano A e outros dois do 4º ano B revelaram interesse em desenvolver o respetivo desafio. A partir da apresentação e do vídeo facultado pelo programa Eco-Escolas, os alunos discutiram a forma de apresentação do trabalho e deram início à sua elaboração. Para tal, delinearam o tipo de cenário a desenhar e inspiraram-se num livro “Onde está o Wally?”. Por opção dos alunos, um grupo representou a imagem do EcoLápis diversas vezes, à semelhança dos livros do Wally e outro optou por representar o EcoLápis apenas uma vez, procurando dificultar a sua localização. Este trabalho foi iniciado na atividade de Biblioteca, no entanto foi também continuado em contexto de curricular e em momentos livres dos alunos, que se prontificaram imediatamente para o fazer, dado o entusiasmo para concluir o trabalho final.