Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação dos vários desafios deste programa. O desafio Faber-Castell «Onde está o Ecolápis?», foi logo escolhido pela professora titular de turma do terceiro ano para apresentar aos seus alunos, pois estes são muito motivados para as Expressões Artísticas, em especial para as Artes Visuais. Este projeto, inspirado no famoso livro Onde está o Wally?, do ilustrador Martin Handford, estimulou logo a curiosidade destes alunos. Quiseram conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis) que visionaram no site da ABAE. Após uma reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos, os alunos visionaram a «Oficina de Ilustração | Onde está o Ecolápis?», pois ficaram com curiosidade. Num ambiente de entusiasmo, os alunos realizaram ilustrações de ambientes relacionados com a natureza, onde, bem «camuflado», desenharam o Ecolápis (sempre bem humorado, pois o seu habitat é na natureza). Foram muito criativos e souberam aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura para se expressar. Apenas três trabalhos foram escolhidos para concurso, contudo ninguém ficou muito triste, pois foi uma atividade motivadora e que estimulou a criatividade, o sentido crítico e desenvolveu conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.