Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Ao longo de três sessões de 60 minutos foram trabalhados os objetivos propostos pelo projeto Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell:
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Partiu-se do conhecimento prévio dos alunos acerca do conceito de sustentabilidade e ampliou-se o mesmo aquando da apresentação “do ciclo de vida do Ecolápis”.
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis).
Foi explicado aos alunos todo o ciclo de vida de um lápis. A plantação de árvores e o tempo que demora o seu crescimento; a importância da preservação do ecossistema que surge nesse ambiente; o número de árvores que são cortadas para produzir os lápis; o transporte de troncos para a fábrica e todo o processo de fabrico dos lápis.
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos.
Os alunos foram convidados a pensar na importância da boa utilização dos lápis que possuem (tratá-los com cuidado, sem os partir e sem afiar mais vezes do necessário...), após terem tido conhecimento do tempo que demora o crescimento das árvores que são utilizadas para o fabrico dos lápis, do ecossistema que surge com a plantação das árvores, entre outros aspetos.
– Desenvolver a criatividade.
Partindo da sua imaginação, os alunos realizaram desenhos de florestas nos quais escondiam o seu Ecolápis.