Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo (Porto Santo)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A professora de apoio Margarida Vasconcelos decidiu abraçar o projeto “Onde está o EcoLápis?” e trabalhá-lo com a turma do 1.º ano de escolaridade porque a participação integra-se no Projeto Educativo da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche do Porto Santo, contribuindo para atingir: o objetivo “Educar para a cidadania, desenvolvendo nos alunos comportamentos protetores do seu bem-estar, valores e atitudes de respeito para com eles próprios e para com os outros, para com os objetos do seu quotidiano e para com o meio ambiente” e a meta “Realizar atividades significativas que promovam uma verdadeira consciência ambiental e atitudes de respeito pelo meio envolvente.”
Desenvolvimento do projeto
Em primeiro lugar, realizaram-se diálogos com os alunos para aferir o seu grau de interesse pelo tema. Posteriormente, conversou-se com os encarregados de educação desses alunos para saber se concordavam com a participação dos seus educandos neste concurso e a fim de avaliar a sua disponibilidade para colaborar.
Posto isto, durante um intervalo do turno curricular da turma, foi apresentado ao grupo de alunos o famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford. Os discentes revelaram grande entusiasmo na exploração do mesmo e ficaram bastante motivados para responder ao desafio.
No dia seguinte, aproveitando o mesmo tempo de pausa, os alunos ficaram a conhecer o ciclo de vida do EcoLápis, salientando a sustentabilidade de todo o processo. Com o auxílio de imagens, os alunos refletiram acerca dos impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos, levando-os a fazer escolhas mais inteligentes do ponto de vista ambiental.
Foi enviado material digital para os encarregados de educação com a finalidade de explorarem mais profundamente a temática com os seus educandos e foram sugeridas várias atividades de investigação sobre o assunto que resultaram proficuamente.
Posteriormente, foram explicadas as regras do trabalho, os materiais que poderiam usar e o prazo para conclusão do mesmo.
Passou-se à etapa seguinte com a distribuição das folhas, nas quais a personagem EcoLápis estava reproduzida integralmente (forma e cor). Em todas as folhas, a personagem estava colocada em diferentes posições e tamanhos, nunca sendo inferior a 1 cm, de modo a expandir a diversidade de resultados.
Os alunos tiveram o prazo de 2 semanas para conceber o seu trabalho. Os encarregados de educação garantiram que as crianças realizaram o desenho sem ajuda de terceiros.
Findo o prazo, os desenhos foram recolhidos. Verificou-se um enorme envolvimento e dedicação dos alunos por apresentar um trabalho bem elaborado e de acordo com as regras estabelecidas. A docente responsável entregou os desenhos às coordenadoras Eco-Escolas para que se procedesse à seleção dos mesmos.
Descrição técnica do trabalho selecionado:
Materiais utilizados: lápis de grafite, lápis de cor, borracha, folha de papel A4 80 g/m2
Autora: Yasmin Paloma Gomes Oliveira
Escalão 1: aluna do 1.º ano da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche do Porto Santo
Docente participante/orientadora: Margarida Vasconcelos