Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica Dr. Alberto Iria (Olhão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A ilustração "Onde está o Ecolápis", foi o título sugerido pelo desafio Faber-Castell, dentro do Projeto Eco-Escolas. Este desafio proposto a todos os alunos do 3º ano, da Escola Básica n.º1 de Olhão, do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, no âmbito da disciplina de Artes Visuais em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento trabalhada transversalmente. Para a participação neste concurso foram escolhidos e enviados os três trabalhos mais votados. A proposta para este desafio foi lançada a todos os alunos do 3º ano pela Coordenadora do Projeto Eco-Escolas.
A escolha da paisagem onde camufla o personagem Ecolápis, bem como os materiais de ilustração, foram deixados ao critério de cada aluno. Foi feita uma abordagem de sensibilização a partir do visionamento do vídeo da Faber-Castell disponibilizado na página oficial do Programa Eco-Escolas. Posteriormente, foi promovido um debate onde foram abordadas questões relacionadas com a preservação do ambiente e da sustentabilidade. Os alunos demostraram interesse e entusiasmo pelo tema e empenharam-se na realização da atividade que fomentou o desenvolvimento da criatividade e permitiu a aplicação de técnicas anteriormente trabalhadas.