Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A atividade “Onde está o Ecolápis” foi desenvolvida com muito interesse por alunos do 2.º ano da Escola Básica de Acácias. As crianças mostraram-se empenhadas na tarefa que lhes foi apresentada e colaboraram em todas as etapas.
Os alunos conheceram o ciclo de vida do Ecolápis, através do material disponibilizado pela Faber-Castell e pesquisaram sobre a espécie de árvore que dá vida aos referidos lápis. Compreenderam a importância da sustentabilidade e refletiram acerca de uma boa utilização dos materiais, evitando desperdício.
A ilustração foi concretizada em papel tipo cavalinho, formato A4, com contornos a caneta de ponta fina e pintura a lápis de cor. Optou-se por representar uma floresta portuguesa, com a respetiva fauna e flora.
Assim, nesta ilustração, podem ver-se: eucaliptos, pinheiros, sobreiros, veado, javali, lince-ibérico, coruja, esquilo e lobo. Para tornar mais complexa a descoberta da Personagem, todos os troncos de árvore foram preenchidos com lápis de diferentes estilos e cores, animando o desenho com ações como “andar de baloiço”, “dormir”, “espreitar”, “dizer adeus”… Tendo em conta que a espécie Pinus Caribae é a que dá origem aos lápis produzidos pela marca, incluiu-se na ilustração essa espécie de pinheiro, para nele “camuflar” o Ecolápis (reproduzido a cores, com tamanho ligeiramente acima de 1cm, recortado e colado no tronco de um Pinus Caribae).
Todos os alunos participaram, quer na preparação da atividade, quer na sua realização, desenhando e/ou pintando partes da ilustração.
Puderam dar largas à sua imaginação e contribuíram com ideias para o trabalho coletivo que agora se apresenta.