Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB Cantanhede - Sul (Cantanhede)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória descritiva do projeto “Onde está o EcoLápis”
2020/2021
Aceitámos o desafio Faber-Castell, “Onde está o EcoLápis?” por considerarmos adequado ao nível etário dos nossos alunos e também porque era uma forma de promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Ao mesmo tempo servia para desenvolver a criatividade aplicando técnicas e materiais de desenho e pintura.
Como motivação para o projeto foi apresentado aos alunos o famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford. Lançou-se de seguida o desafio para que os alunos à semelhança de “Onde está o Wally?” camuflassem a personagem EcoLápis num espaço da natureza, para ser de difícil identificação.
Imprimiram-se alguns cartazes com o ciclo do Ecolápis e afixaram-se em diferentes locais da escola. Em sala de aula explorou-se a informação do cartaz e debateram-se temas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
O desafio foi lançado às 7 turmas da escola (alunos dos 6 aos 10 anos) e os trabalhos realizados foram expostos nos corredores da escola.
Após alguns dias de exposição os alunos escolheram, por votação, em sala de aula o trabalho que mais gostaram e/ou sentiram mais dificuldade em encontrar o EcoLápis. O trabalho mais votado tem várias imagens do EcoLápis mas com detalhes diferentes. Só uma das imagens é que é o verdadeiro EcoLápis.
EB Cantanhede Sul
Professoras coordenadoras