Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Básica n.º 2 da Pampilhosa (Mealhada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Introdução:
A partir do tema, Onde está o Ecolápis?, no âmbito do desafio lançado pela Faber-Castell em parceria com o programa Eco-Escolas, foi proposto aos alunos do 6.º C3 e B3 e do 7º A3, B3, C3 e D3 da Escola Básica n.º 2 de Pampilhosa, a sua participação neste projeto.
Descrição do Projeto:
Partindo do domínios organizadores a lecionar na disciplina de Complemento de Educação Artística que articulam o processo artístico e tecnológico com as circunstâncias culturais, designadamente históricas, sociais e politicas na criação de projetos e/ou micronarrativas que contemplem: a Identidade Individual; a Identidade Cultural e a Consciência Ambiental. Assim, tendo como ponto de partida a abordagem sobre Consciência Ambiental, foi integrada a atividade Onde está o Ecolápis?.
Metodologia.
Os alunos foram sensibilizados para o tema através do visionamento de vídeos de impacto ambiental, florestas sustentáveis, nomeadamente o vídeo da Faber-Castell, Escute o som da nossa pegada de carbono neutro, seguido de debate/brainstorming sobre as atitudes diárias de sustentabilidade e redução da pegada ecológica. Foi também apresentado do cartaz o ciclo do Ecolápis.
Seguidamente, foi apresentado o PowerPoint do desafio Onde está o Ecolápis?, inspirado no livro Onde está o Wally?, com imagens ilustrativas, indicação da atividade e técnicas a usar na ilustração. Foi ainda visualizado o excerto do vídeo da oficina de ilustração | Onde está o Ecolápis da professora Carla Cardoso e ilustrações realizadas pela professora, da turma, Filomena Praça, com o objetivo de promover a criatividade e a potencialidade plástica dos diferentes materiais e técnicas de expressão.
Fases de execução do projeto.
6º ano:
1 - Os alunos começaram por desenhar e pintar o Ecolápis em grande formato, respeitando a forma e a cor original para, posteriormente, o integrarem na ilustração.
2 - De seguida, deram início à ilustração de um espaço verde, floresta e/ou jardim. Após a conclusão do desenho, iniciaram a pintura onde teriam que aplicar, obrigatoriamente, três materiais riscadores (lápis de cor, marcador, lápis de cera/pastel, aguarela/guache e/ou colagem) e técnicas de expressão plástica.
3 – Por fim, integraram, na ilustração, o Ecolápis por meio de recorte e colagem.
7º ano:
1- Os alunos desenharam as suas composições onde integraram o Eco Lápis.
2- Ilustraram as composições com uma técnica à escolha.
Meios de expressão:
Desenho, pintura, colagem.
Materiais utilizados:
Papel cavalinho, lápis de grafite, lápis de cor, marcador, lápis de cera/pastel e/ou
aguarela/guache.
Conclusão:
Com este desafio pretendeu-se: - sensibilizar os alunos para a importância da preservação da floresta; dar a conhecer o funcionamento de uma floresta sustentável e certificada para um ecossistema em equilíbrio e nas atitudes diárias para a redução da nossa pegada ecológica; -desenvolver o gosto estético, a imaginação e a destreza manual; - contribuir para a dinamização dos espaços escolares.