Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do programa ambiental Eco-Escolas, a professora de Educação Especial desafiou os seus alunos a conhecerem o ciclo do Ecolápis. Para tal foi explorado o material disponibilizado pela Faber-Castell, nomeadamente a brochura e o cartaz explicativo do ciclo do Ecolápis.
Num segundo momento os alunos refletiram sobre as atitudes necessárias a adotar na compra, na utilização e no desperdício de alguns produtos. Com esta reflexão pretendeu-se que os alunos adotem atitudes sustentáveis e fomentem nas suas famílias hábitos amigos do Ambiente.
Seguidamente, os alunos foram desafiados a elaborar um desenho criativo de um espaço verde, onde a personagem Ecolápis estivesse camuflada.
Procurando a originalidade e a criatividade, optou-se por partir do desenho de um rolo fotográfico, uma vez que é um guardador de registos e de memórias. A partir deste, foram desenhadas imagens de espaços verdes limpos e preservados. Como a Escola do Pinheiral se localiza numa zona que no passado possuía um número considerável de pinheiros, estes foram representados no desenho.
Foram aplicadas técnicas de pintura que fomentam o desenvolvimento da motricidade fina, nomeadamente os pontilhados e os contornos. O desenho foi pintado com marcadores. No projeto final é possível constatar uma apostada na conjugação de cores e imagens bastante apelativas e originais, estando a personagem Ecolápis bastante dissimulada.