Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Colégio Militar (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Após ter sido apresentado o projeto, foi realizada uma pesquisa orientada sobre ilustração, florestas e jardins. Os alunos/turmas decidiram eleger as florestas, em detrimento dos jardins, por estarem cientes dos muitos problemas ambientais que envolvem as florestas e quererem aproveitar esta iniciativa para sensibilizar para a importância, diversidade e beleza que as florestas nos oferecem.
De seguida foram realizados vários esboços e selecionada uma ideia.
Neste caso, a ideia inicial foi ganhando forma e complexidade à medida que o cérebro imaginava e deixava a mão representar uma floresta fantástica. Uma floresta que partilha um rio (fonte de vida), que é complexa, misteriosa, diversa, harmoniosa, viva, surpreendente...como todas as florestas deviam ser!
As formas foram contornadas com canetas pretas de diferentes espessuras, de modo a explorar texturas e volumes. A ilustração foi viva e ricamente colorida com lápis de cor (aplicando a técnica aguarelável e não), de modo a reforçar a mensagem. Assim, temos uma floresta cheia de acontecimentos, pronta a ser visualmente explorada e a promover nos espetadores a vontade de preservar o ambiente e respeitar as diferenças.
Todos os alunos participaram com entusiasmo e analisaram os trabalhos individuais dos colegas da turma e votaram nesta floresta para representar a turma/escola.