Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A participação no projeto “Ecolápis? – Desafio Faber-Castell” foi abraçado pela turma do 3º ano de Design Gráfico, de forma a desenvolver os conhecimentos de Educação Ambiental para a sustentabilidade.
A turma discutiu a importância do desperdício de produtos e conheceu o ciclo de vida do Ecolápis.
A ilustração, inspirada no famoso livro ”Onde está o Wally?” teve como base de inspiração a floresta. A floresta e toda a sua biodiversidade e multiplicidade de cores de outono vibrantes.
Optou-se por repetir o elemento lápis como elemento predominante, uma floresta onde se repetem as árvores com os seus cumes coloridos e flores minúsculas, onde predominam as vermelhas, rosas, laranjas, amarelas, verdes e castanhas.
A ilustração selecionada mostra uma floresta detalhada onde existiam vários locais para "esconder" o Escolápis.
A aluna, Diana Abreu, autora da ilustração, evitou colocá-lo no meio do desenho para não ficar tão á vista.
Mesmo com um fundo detalhado não foi fácil "esconder" um lápis vermelho numa floresta onde a maioria das cores eram verde ou castanho!
A forma de contornar esse problema foi desenhar flores nos arbustos, as folhas das árvores foram pintadas com cores de outono e acrescentados alguns lápis como se fossem parte da floresta (e assim, evitar que o Ecolápis fosse o único elemento que não tinha uma forma natural e cor vermelha).
Os materiais usados foram uma folha A4, uma caneta preta para contornar e para colorir usados lápis de cor- era o que fazia mais sentido já que o personagem é um lápis e a Faber Castel é mais conhecida marca de lápis de cor.