Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1/PE do Monte (Antiga EB1/PE Livramento - Monte) (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Onde está o Ecolápis? Desafio Faber-Castell
Memória descritiva da imagem:
O presente trabalho foi elaborado a propósito do concurso/desafio: Onde está o Ecolápis? Desafio Faber-Castell. A equipa coordenadora do Programa Eco-escolas lançou o desafio nas turmas dos 3º e 4º anos, partindo do visionamento do vídeo do processo de fabrico dos lápis da marca Faber Castell. Foram dadas as orientações aos alunos acerca do regulamento, nomeadamente sobre os prazos a cumprir, as condições de submissão dos trabalhos a concurso, os objetivos e os critérios de avaliação. A partir deste enquadramento, na turma do 4ºA surgiu a inspiração para a criação de um cenário baseado na caixa dos lápis de cor, onde esses lápis pudessem estar inseridos, de forma camuflada, em meio citadino /urbano constituindo os telhados, as chaminés, as janelas, as varandas, as portas e outros elementos da composição visual. Indo ao encontro da proposta de concurso, foram contemplados os espaços verdes que complementaram e harmonizaram a paisagem criada. Houve a intenção de usar todas as cores e tonalidades possíveis, tendo o cuidado de respeitar a pintura correta do ecolápis, conforme o estipulado. Os alunos criaram alguns esboços desta inspiração, que foram sendo aperfeiçoados, reformulados até chegarem a uma proposta definitiva. Na turma do 4ºB a proposta direcionou-se para o meio rural, dando-se enfâse à floresta, salientando-se elementos da fauna e da flora. Os alunos valorizaram a árvore e as suas partes constituintes e todos os tipos de vida existentes ao seu redor.