Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
A Ilustração " Onde está o Ecolápis?", foi o título sugerido pelo desafio Faber-Castell, dentro do Projeto Eco-Escolas. Este desafio foi proposto a todos os alunos do 4ºano, do Colégio Bissaya Barreto, Coimbra, no âmbito da disciplina Educação para a Cidadania. O trabalho do aluno Matias Gomes do 4ºB foi o selecionado para representar a turma.
O trabalho foi feito iniciado em sala de aula e terminado no ensino não presencial. A escolha da paisagem onde camuflar o personagem Ecolápis foi escolhida pelo aluno, assim como os materiais de pintura (lápis de cor). A paisagem desenhada tenta representar um rio onde a diversidade é bem visível. Houve sempre a preocupação de sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimizar a pegada ambiental.
A finalidade desta atividade foi pertinente pois, possibilitou partilha de diversas opiniões e a momentos de reflexão em grande grupo sobre a importância da sustentabilidade. A criatividade e a imaginação para camuflar a personagem na paisagem escolhida, sendo o verde da natureza o tom selecionado, foi da inteira responsabilidade do seu autor.
A atividade foi estimulante e interessante não só porque os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na disciplina de Artes Visuais, bem como na pesquisa do tema sugerido.
Coordenadora do Projeto Eco-Escolas do CBB
Maria Rodrigues