Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB 2,3 de Vila Velha de Ródão - Agrup. (Vila Velha de Rodão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
O trabalho apresentado foi realizado por alunos da turma A, do 1º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.
Primeiramente foi apresentada à turma a personagem Ecolápis e o desafio “Onde está o Ecolápis?” ao que, rapidamente, todos os alunos revelaram bastante curiosidade e vontade em participar.
Posto isto, foi dado a conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, a partir do cartaz “Ciclo do EcoLápis”, assim como foram explorados os restantes materiais disponibilizados na página do projeto.
Seguiu-se um momento de reflexão e de decisão sobre qual seria a paisagem a desenhar. Após algum debate e apresentação de ideias concordou-se que esta seria uma inspiração na localidade onde vivem, passando a citar “...o Ecolápis podia estar escondido em Vila Velha de Ródão!”. Fez-se então uma pesquisa sobre a fauna e flora (árvores, arbustos e animais predominantes na região) e definiram-se alguns elementos da natureza que fazem parte da identidade local. Assim, organizados em pequenos grupos, com recurso a aguarelas, lápis pastel e lápis de cor, os alunos fizeram várias paisagens. Na generalidade, os diferentes grupos tiveram a preocupação em desenhar um rio (Rio Tejo), árvores (azinheira, sobreiro, salgueiro, eucalipto, pinheiro), arbustos/plantas (urze, giesta, esteva), animais (raposa, javali, veado, águia, abutre, lebre) e um trilho/percurso pedestre.
Após a apreciação de todos os desenhos selecionaram-se dois, realizados pelos alunos André Monteiro, Margarida Serras, Margarida Afonso e Xavier Santos, por se considerarem estarem mais completos e se aproximarem mais do objetivo. No final, a figura do Ecolápis foi colocada na placa do trilho/caminho pedestre.
Este projeto revelou-se bastante enriquecedor para as crianças na medida em que as sensibilizou para as mais variadas questões ambientais, despertou-lhes o interesse e curiosidade sobre a localidade onde vivem (trabalho de pesquisa) e contribuiu para o desenvolvimento das capacidades
de reflexão, colaboração e trabalho em grupo.