Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula
Desafio: Onde está o EcoLápis?
Memória Descritiva:
O desafio nacional “Onde está o Ecolápis?” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa da Faber-Castell em parceria com Programa Nacional Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de expressão plástica, a professora Ana Freitas divulgou, junto dos alunos do 1º ciclo , este desafio apresentando o regulamento do mesmo e deu-se início a pesquisas na internet sobre a Faber-Castell nomeadamente história e a fabricação de lápis através dos tempos.
Este desafio permitiu desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade; conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Este desafio veio igualmente enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância da reciclagem e incutir hábitos de respeito pela preservação e proteção do Meio Ambiente.
Metodologia utilizada/processo de construção do trabalho:
1- Apresentação do desafio às turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (2 turmas) nas aulas de expressão plástica;
3 – Pesquisas na internet sobre a Faber-Castell nomeadamente: história da empresa, a fabricação de lápis através dos tempos e compromissos sociais da empresa;
4 – Início dos trabalhos (representação, através de desenho, de um espaço verde com a incorporação da personagem Ecolápis) para participação dos alunos no desafio; “Onde está o Ecolápis?
5 – Pintura/ilustração dos trabalhos;
6 – Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos;
7 – Seleção de três trabalhos (desenhos) para participação da escola no desafio nacional.
.