Onde está o Ecolápis? – Trabalhos 2020-2021

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração:

Memória Descritiva:
Este painel resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pela Faber-Castell em parceria com a ABAE, de forma a desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de um trabalho original de Ilustração de um espaço verde, com a personagem EcoLápis “escondida”.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante a exploração de um livro “Onde está o Wally?”, durante a dinamização do Projeto “Reciclar Histórias”, que integra o Projeto “Eco-Escolas”.
Na sala, os alunos consultaram a página web do Desafio “Onde está o Ecolápis?”, para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação. Em seguida, os alunos exploram o ciclo de vida do Ecolápis na plataforma Web da Faber-Castel.
Após a exploração desta informação, numa “mesa redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização do desenho que iria esconder o Ecolápis. Os alunos decidiram esconder o Ecolápis num desenho representativo de uma quinta, uma vez que a nossa escola se situa numa quinta, onde existe uma horta pedagógica que é cuidada pelos próprios alunos.
Após mais uma pesquisa na web, para procurar inspiração, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos: desenhar/colorir a nossa quinta e nela esconder o Ecolápis.
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, bem como, promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a criatividade e; aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.